Os municípios têm até 14 de julho para realizarem as etapas locais das conferências de saúde, antes da 14ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), marcada para acontecer de 30 de novembro a 4 de dezembro, em Brasília. Cerca de duas mil pessoas de todo o país devem comparecer.

A 14ª Conferência Nacional de Saúde é realizada em três etapas: Municipal, Estadual/Distrito Federal e Nacional. Nos municípios os debates já iniciaram. Já as discussões na etapa Estadual/Distrito Federal começam dia 16 de julho e vão até 31 de outubro.

No Piauí, dezenas de municípios já realizaram suas conferências, alguns deles têm recebido a visita da secretária de estado da Saúde, Lílian Martins, que faz questão de participar de palestras, seminários e trocar experiências com gestores e membros de conselhos municipais de Saúde.

No ultimo fim de semana, a secretária Lilian Martins visitou a cidade de Oeiras, que realizou a IV Conferência Municipal de Saúde e contou com uma vasta programação, onde destacou programas como PSF (Programa Saúde da Família), Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), dentre outros.

Na abertura do evento, Lilian Martins reafirmou o compromisso do Estado em facilitar o acesso da população às ações de saúde. “Ainda estou em estado probatório a frente da secretaria de Saúde, mas queremos dar agilidade aos serviços o mais rápido possível, além de buscar recursos, quero levar aos piauienses atendimentos de qualidade e rápidos através dos nosso hospitais públicos”, disse.

Para dar continuidade as etapas do cronograma do Ministério da Saúde, o Piauí realizará sua conferencia estadual de 13 a 15 de outubro, em Teresina.

As Conferências de Saúde acontecem há 70 anos no Brasil. O tema desta 14ª edição é: “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”, sob o eixo "Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS".

Por Adrianno Magno