Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
SAMU capacita policiais para auxílio aéreo em atendimentos no Piauí
A partir desta semana um grupo de policiais militares do GTAP (Grupo Tático Aéreo Policial), será incluído no Curso de Capacitação para Primeiros Socorros, desenvolvido pelo Samu
A partir desta semana um grupo de policiais militares do GTAP (Grupo Tático Aéreo Policial), será incluído no Curso de Capacitação para Primeiros Socorros, desenvolvido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Estado. A meta é utilizar uma aeronave para atendimento em áreas mais distantes.
O curso, iniciado nessa terça-feira (5) na Central de Regulação do Samu, está levando aos policiais técnicas que envolvem urgências clínicas traumáticas, cardiovasculares e até obstetrícia (mulheres em trabalho de parto), além daquelas voltadas à violências externas (tiro, facadas, etc). As aulas são conduzidas por médicos e enfermeiros.
De acordo com a coordenadora de Enfermagem do Samu estadual, Carlota de Melo, a idéia é estender essa capacitação a um maior número possível de pessoas que trabalham diretamente com o público, nas ruas.
“Esses homens estão sendo treinados para agir em ocorrências específicas e, embora a aeronave seja de pequeno porte, já é um reforço enorme para os atendimentos nas áreas mais distantes do nosso Estado”, comenta Carlota.
Ainda de acordo com a técnica, que também é a ministrante do curso, a proposta da Secretaria de Saúde do Estado é melhorar a qualidade do atendimento e, com isso, aumentar a segurança e diminuir os agravos de Saúde.
Carlota de Melo diz,ainda, que o primeiro teste prático pelo qual os policiais passarão será no próximo dia 22, quando a equipe do GTAP se deslocará para o litoral piauiense. “Eles já estarão aptos a realizar resgate no mar, e nossas equipes do Samu também estarão dando o suporte necessário para os banhistas que freqüentam as cidades de Parnaíba e Luís Correia nesse período de férias”, comenta.
Com a capacitação, além de auxiliar o trabalho das equipes Samu-192, os policiais que passam pelo treinamento terão condições de auxiliar na triagem dos casos. “Se for necessário eles mesmos poderão dar os primeiros socorros enquanto as equipes do Samu são acionadas. Eles poderão avaliar inclusive se é mesmo necessário acionar o serviço”, explica Carlota de Melo.
A coordenadora estadual do Samu, Chiristianne Rocha, Leal informa que uma reunião entre a secretária Lilian Martins e o Comandante do GTAP, Coronel Gomes, está prevista para o próximo dia 14 de julho, quando serão tratadas as cláusulas do acordo para que o Samu e o GTAP realizem este atendimento aéreo no Piauí. “Estamos estudando a melhor forma de fechar a parceria que vai dar mais agilidade, agora por terra e pelo ar, aos nossos pacientes”, destaca.
Mais sobre o Samu - O Samu opera com viaturas de suporte básico e avançado monitoradas pela Central de Regulação do Estado diariamente. A meta é ampliar a descentralização para outros pontos estratégicos do Piauí visando reduzir cada vez mais o tempo-resposta no socorro às vítimas.
Uma das finalidades do serviço é reduzir o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce. O Samu é acionado pelo número 192 e atende às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e psiquiátrica da população. A equipe do Samu é treinada para atender situações de múltiplas vítimas e realiza trabalho preventivo na questão de grandes acidentes em eventos.
Por Adrianno Magno