Em visita técnica ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, nessa quinta-feira (14) a secretária de Estado da Saúde, Lilian Martins, autorizou a contratação de mais profissionais em áreas com demanda reprimida, como a Ortopedia. Ela também exigiu o cumprimento da carga horária do quadro efetivo da unidade, entre outras medidas acertadas com a direção do HEDA.

 

Durante mais de duas horas Lilian Martins percorreu todas as dependências do hospital acompanhada pelo superintendente da Sesapi, médico Ernani Maia, e técnicos do órgão. A deputada Juliana Moraes Souza (PMDB) e a secretária municipal de Saúde de Parnaíba, dra Ilvanete Beltrão, também acompanharam a visita. O grupo interagiu com pacientes, médicos, enfermeiros e pessoal administrativo do local. “De modo geral, a avaliação é que a estrutura física é boa, mas a gestão do hospital precisa ser reavaliada”, sinalizou a secretária ao convocar o diretor do HEDA, Fares Lima,  para uma reunião em Teresina nessa segunda-feira (18).

 

Na conversa com os médicos, a secretária ouviu relatos sobre as dificuldades enfrentadas na estrutura e se comprometeu com algumas ações para melhorar o atendimento. Lilian Martins autorizou, por exemplo, a contratação de mais profissionais nas áreas de cirurgia, ortopedia, obstetrícia, anestesia e pediatria. Também foi autorizada a contratação de médico intensivista para reforçar o atendimento na unidade de terapia intensiva no HEDA, que possui dez leitos.

 

Ela, no entanto, advertiu a direção quanto ao cumprimento da carga horária por parte dos profissionais do quadro efetivo. “Não vamos admitir faltas não justificadas que resultam em sobrecarga para alguns profissionais e prejudicam o atendimento da população”, reiterou.

A secretária também fez questão de explicar que o Estado trabalha para reduzir a demanda reprimida em algumas áreas da Saúde pública e que um novo concurso será anunciado até o final de agosto, com vagas para várias especialidades.

 

Lilian Martins afirmou que a Saúde é uma pasta prioritária para o Governo do Estado e que aos poucos o quadro do setor tem apresentado melhorias. “Ainda enfrentamos muitos problemas, mas já temos também resultados satisfatórios em vários municípios”, disse, ao cobrar adequações na gestão do Dirceu Arcoverde.

 

MATERNIDADE – Em Parnaíba, Lilian Martins ainda visitou a Maternidade Dr. Marques Bastos, onde foi recebida pelo médico Edgar Veras e parte do corpo clínico do local.  A unidade de Saúde, que é filantrópica, tem 90% do atendimento voltado a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

A maternidade tem clínica cirúrgica, obstétrica e pediátrica, que respondem por cerca de 400 internações pelo SUS a cada mês, além dos ambulatórios, onde são feitas mais de 500 consultas mensais. Lilian Martins conheceu todas as dependências da maternidade, desde o banco de leite, salas de acolhimento e as de cirurgia. Ela também visitou o Museu, onde estão expostas fotografias e objetos dos fundadores do local.

 

A secretária elogiou o funcionamento da maternidade e a estrutura disponibilizada aos pacientes do SUS. “Estamos satisfeitos em saber que pacientes que buscam a saude publica têm acesso a um local com este padrão de atendimento”.

 

No final da tarde, a gestora ainda seguiu para Picos, onde acompanha as discussões de questões da saúde em torno do Plano Plurianual (PPA) durante Plenária Territorial do Vale do Rio Guaribas.  Na sexta (15), Lilian Martins viajará para  Corrente.