Desde o inicio do mês de julho a Maternidade Dona Evangelina Rosa retomou os procedimentos de laqueadura tubária, de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde. As cirurgias estavam suspensas desde o segundo semestre de 2010 para adequações administrativas relacionadas à sistemática operacional do Sistema Único de Saúde  (SUS).

De acordo com o diretor da Maternidade, médico Francisco Martins, a expectativa é que o Estado realize mais de 700 procedimentos por ano. “Realizamos duas cirurgias por dia, o que dá uma média de 60 por mês, se mantermos esse ritmo, podemos dizer a Maternidade realizará mais de 700 cirurgias anuais”, afirma.

GRAVIDEZ - A laqueadura tubária é um procedimento cirúrgico de esterilização da mulher. Contudo, Francisco Martins alerta que mesmo a mulher submetida à laqueadura poderá engravidar. “Recentemente o Conselho Regional de Medicina do Piauí emitiu parecer afirmando ser possível o surgimento de gravidez subseqüente ao ato cirúrgico da laqueadura tubária”, comenta.

De acordo com Martins, os dados do documento do CRM apontam que o índice de gestação no primeiro ano após a cirurgia é estimado em 0,73/100 mulheres ao ano. “Outros estudos apontam percentuais semelhantes, destacando também o risco aumentado de gravidez ectópica”, pontua.

O Ministério da Saúde autoriza a realização de laqueadura desde que sejam cumpridos alguns pré-requisitos, como a idade e o número de filhos, além da avaliação clínico-laboratorial, entrevista social e indicação médica.