Acompanhada do governado Wilson Martins, na tarde da ultima quinta-feira (22) a secretária de Estado da Saúde, Lilian Martins, visitou o Hospital municipal Zuca Batista, em Simões. A unidade, que foi reformada recentemente, foi reinaugurada com a presença dos gestores estaduais.

Durante a visita, a secretária elogiou a administração municipal pela forma como a reforma foi direcionada. “Lembro que o espaço era muita restrito, e vejo que vocês souberam aproveitar e tornar o ambiente agradável e principalmente fazer funcionar”, afirmou a gestora.

O Hospital Zuca Batista pertencia ao Governo do Estado e em julho de 2011 foi totalmente municipalizado recebendo uma contra partida de R$ 175mil para a compra de equipamentos, como aparelho de raio-x e endoscopia.  Na estrutura, ainda foram criadas também novos espaços como o laboratório de raio-x, posto para recepção e a sala de parto, que recebe uma média de 60 parturientes  por mês.

De acordo com a diretora do Hospital, Suely Carvalho, o local possui 30 leitos com atendimento de urgência e emergência, além de 35  funcionários para atendimentos ambulatoriais. “Nossa equipe conta com quatro médicos que intercalam plantões de 24 horas. Por mês temos uma média 1.200 atendimentos”, comentou.

A municipalização, segundo a secretária da Saúde, serviu principalmente para reforçar o atendimento que existe no hospital Josias Carvalho, uma unidade mista com 11 leitos que funciona sob administração do Estado e Município. “A reforma no Zuca permitiu principalmente que o hospital Josias funcione da forma que deve ser um hospital estadual: com atenção voltada para a especialidade da patologia. Nosso grande objetivo é fazer isso com outros hospitais municipais”, declara Lilian Martins.

Além do governador, também acompanharam a secretária, o prefeito de Simões, Edilberto de Carvalho, a primeira dama e secretária municipal de saúde, Laudei Feitosa, além de outras autoridades.

Reforço na promoção da saúde

Antes da visita ao hospital, Lilian Martins e o governador reinauguraram a Academia de Atividade Física para a Melhor Idade, um espaço projetado pela prefeitura municipal e construído com recursos federais.

A secretária comentou que ficou impressionada ao perceber o compromisso com a promoção da saúde, principalmente por parte dos que freqüentam a academia.  “A saúde é muito mais que tratamento, é prevenção. Parece pouco, mas vocês nem imaginam o quanto isso melhora nossa qualidade de vida e consequentemente promove a saúde”, declarou Lilian Martins aos frequentadores do espaço.

A academia conta com seis equipamentos para ginástica, que permitem o exercício das articulações de braços, pernas e músculos. Além disso, dispõe de aparelhos que estimulam o equilíbrio e movimento da pessoa na melhor idade.