O Piauí retomará as negociações para sediar a unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Sertão. O interlocutor do estado será o ex-deputado e atual Superintendente de Representação do Piauí em Brasília (Surpi), B. Sá. A portaria assinada pela secretária de Estado da Saúde, Lilian Martins, nomeando o superintendente foi publicada no dia 21 de julho.

Além do Piauí, quatro estados – Rondonia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraná – reivindicam a instalação de uma unidade da fundação. De acordo com a secretária Lilian Martins, a Fiocruz do Sertão vai investigar causas e soluções para as principais doenças da região. “Além disso, servirá para formar pessoal com qualificação para atender esses problemas, bem como atuar em pesquisa e pós-graduação”, afirmou.

A escolha por B. Sá se deu após o deputado federal Jesus Rodrigues (PT) informar à secretária Lilian Martins que o Estado precisaria de um interlocutor que atuasse diretamente junto ao Ministério da Saúde para tratar do assunto. O deputado petista é um dos parlamentares engajados na vinda da Fiocruz para o Piauí.

“Jesus Rodrigues resolveu comprar essa defesa. Chegou a marcar audiência com o Ministério e nos avisou da necessidade de um interlocutor. O B.Sá é médico e está permanentemente em Brasília. Ele vai ficar acompanhando o andamento. É unir a força técnica com a força política do deputado Jesus, da secretária Lilian e do governador Wilson Martins”, disse a secretária.

Lilian Martins ressaltou que o Piauí precisa correr contra o tempo, já que os outros estados também estão se articulando. “Nós já temos um terreno de 6.250m² cedido pela Universidade Federal do Piauí. Já temos projetos para a área administrativa, inclusive com 45 pesquisadores. A vinda da Fiocruz é muito importante porque vai fazer estudos científicos voltados para a saúde da região”, destaca a gestora.

Os estudos para a implantação da Fiocruz no Piauí começaram em 2008. O projeto de expansão visa à descentralização da unidade no Sul do País e a superação das adversidades regionais.