Os testes para Hepatite B e C realizados na manhã desta quinta-feira (28) na Praça João Luiz Ferreira, durante o Dia Mundial das Hepatites virais, revelaram que sete pessoas estavam com a doença e não sabiam. O resultado foi divulgado no final da tarde.

Foram detectados apenas pacientes com Hepatite C. Outras quatros pessoas tiveram resultado positivo, mas por saberam que tinham a doença, não foram considerados casos novos.

Vinte pontos de triagem e coleta estavam espalhados pela praça. Foram disponibilizados 900 kits para realização do teste rápido. Cada pessoa que descobria portar o vírus da doença era encaminhada para a equipe de orientação e aconselhamento.

Telma Evangelista, diretora de atenção à saúde da Sesapi, disse que os casos foram encaminhados para unidades de saúde na hora. “O Natan Portela, Hemopi e o Lineu Araújo são os três locais de referência. Uma vez atendidos, os pacientes serão cadastrados na farmácia para receber os medicamentos do tratamento”, disse a diretora.

Além dos testes foi disponibilizada vacina para a Hepatite B. Para se tornar imune a pessoa precisa tomar três doses. “No dia D a pessoa toma a primeira, com 30 dias depois procura o setor público de saúde e toma à segunda, 180 dias após a primeira, toma a terceira dose. Não adianta tomar apenas uma dose ou duas doses”, finaliza a diretora.