A campanha de vacinação contra o sarampo e a pólio terá início no dia 13 de agosto, prosseguindo até 16 de setembro. No Piauí, a meta é vacinar quase 308 mil crianças contra o Sarampo e 254 mil contra a paralisia infantil.

Só contra o sarampo serão distribuídas 366 mil doses da vacina. De acordo com a coordenadora estadual de imunização, Doralice Lopes, as vacinas já foram distribuídas para as regionais de saúde e até o final da semana todos os postos estarão abastecidos. “A nossa meta é vacinar 307.711 crianças de 1 a 6 anos de idade contra o sarampo e 254.147 mil contra a pólio”, afirmou.

A coordenadora acrescenta que as crianças vacinadas na primeira semana de agosto poderão ser consideradas como parte da campanha. “Algumas crianças tomarão a vacina por esses dias como parte da rotina de prevenção. Por isso, consideramos o início da campanha nesta segunda-feira (01). Mas o site da campanha será lançando somente no próximo dia 08 e o inicio oficial será no sábado (13) com o Dia D de vacinação”, explica.

Sarampo no Piauí - Assim como os demais estados da federação, ao longo dos anos o Piauí conseguiu reduzir os casos de sarampo. Em 2007 o Estado registrava 46 notificações, principalmente na capital Teresina. Esse número foi decrescendo para 15 (em 2008) e 7 em 2009. Entretanto, no ano de 2010 o Estado notificou 15 casos, apresentando municípios que até então não tinha qualquer notificação de sarampo como Piripiri e Lagoa Alegre.

O primeiro semestre de 2011 já notificou 9 casos, sendo um confirmado em Teresina. Os dados são da coordenação de Epidemiologia da Secretaria Estadual de Saúde, lançados pelos próprios municípios no sistema de notificação.  Por isso o reforço da campanha de vacinação.

O Dia D contará com mobilização em todo o país e trará o conhecido personagem Zé gotinha, como forma de chamar atenção das crianças e alertar os pais para a vacina.