Na manhã desta terça-feira (02), o serviço de ouvidoria da saúde reuniu-se com os ouvidores gerais do Estado para intensificar o processo de integralização entre os órgãos.   A intenção é que os serviços funcionem em parceria, o que resultará em melhoria para a população.

De acordo com a coordenadora da ouvidoria do SUS do Piauí, Margareth Eulálio, durante a reunião foram traçadas algumas metas para dá cumprimento a esse serviço e definir todo o atendimento relacionado a ouvidoria. “Vamos definir um calendário de atividade para  que de forma integrada realizarmos  visitas  em todos os pontos solicitados”, afirma a coordenadora.

Essas visitas são justificadas pelo policiamento da ouvidoria em relação aos serviços de saúde em todo o Estado. Cada hospital é responsável por realizar sua avaliação e receber as dúvidas reclamações e sugestões dos usuários. Esse relatório é monitorado pela ouvidoria de saúde do SUS e as providencias são tomadas pela Secretaria Estadual de Saúde.

Eulálio comenta o interesse da Secretaria em melhorar os serviços de saúde. “A secretária demonstrou todo apoio no serviço de ouvidoria e principalmente em saber como esse serviço tem caminhado”, declara.

O Ministério da Saúde recomenda que cada município tenha sua própria ouvidoria. Para isso, a Sesapi realiza visitas técnicas que permite as orientações necessárias para fazer o serviço funcionar. “Essas formações são feitas através de um guia de orientações básicas para implantação da ouvidoria do SUS, um livreto disponibilizado pelo ministério que contêm todas as informações”, explica Margareth.

A ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde constrói um serviço de proteção ao usuário do SUS no Piauí e atua pautada nos princípios e valores éticos definidos nos valores da legalidade, impessoalidade, moralidade, transparência, responsabilidade, solidariedade e respeito.

Através do número 0800 280 2882 ou do e-mail ouvidoriasuspi@saude.pi.gov.br o cidadão pode entrar em contato e exercer seu papel no controle social e gestão publica em saúde, com o objetivo de melhorar a qualidade e os serviços prestados pelo SUS. O serviço é um canal prático e de fácil acesso aos usuários.

Por Flalrreta Alves