Os aprovados no teste seletivo do Centro de Informações Toxicológicas (CITOX) estão sendo treinados, como consta no edital, durante toda esta semana, para ocupar as vagas de estágio para a qual concorreram. O treinamento acontece no auditório da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado.

Os alunos são orientados por médicos e farmacêuticos do CITOX sobre os vários tipos de intoxicações e recebem ainda informações sobre medicamentos, produtos químicos, animais peçonhentos, saneantes, entre outros assuntos, indispensáveis de conhecimento no momento de atendimento a população.

“Eles precisam prestar as informações corretas na hora do atendimento, quais devem ser as medidas adotadas em cada caso de intoxicação. Os alunos têm a supervisão direta dos profissionais do CITOX durante os atendimentos”, destacou a gerente de controle de serviços e produtos da vigilância sanitária estadual, Carmem Mascarenhas.

O CITOX é um órgão estadual vinculado a Vigilância Sanitária, especializado em prestar assessoria e informações toxicológicas a população em geral. O teste seletivo acontece desde o ano de 2008 com estudantes de Medicina. Em 2010, estendeu-se também para os alunos do curso de farmácia.

Por Cyntia Veras