No dia 05 de agosto é comemorado o Dia Nacional da Saúde. O piauiense é um dos que mais se preocupa com sua saúde e qualidade de vida, basta observar a procura por atendimento médico, academias e clinica de estética.

Esse cuidado é umas prioridades do serviço público oferecido pela Secretaria de Estado da Saúde, que no primeiro semestre de 2011 melhorou de forma considerável os serviços oferecidos pelo SUS.

Saúde Mental

Capacitação para pessoas que trabalham no atendimento a usuários de álcool e drogas.

Pela primeira vez realizado no estado para profissionais que trabalham nos Caps.

Implantação de mais leitos para tratamento AD.

Epidemiologia

Através de treinamentos realizados nos municípios, os profissionais de saúde puderam se familiarizar com o sistema de notificações, reforçando o registro de casos de vírus e epidemias ainda presentes no Estado como dengue, malária, hepatites e Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Imunização

O Piauí ultrapassou a meta de vacinação contra a poliomielite. A meta era vacinar 190 mil crianças em todo o Estado.

Divulgação de tendências em saúde

A Sesapi está concluindo o levantamento de cemitérios, uma determinação do ministério da suade baseado nos últimos dados do IBGE.

De acordo com a publicação, mais de 10% da população declarada morta não tem documentação de óbito, problema recorrente devido a quantidade de cemitério irregular. Essas irregularidades dificultam as políticas publicas de promoção de saúde.

Saúde da mulher

A Sesapi descentralizou o Serviço de Atenção às mulheres Vítimas de Violência Sexual – Samvvis, que passará a funcionar em mais seis cidades do Estado.

Com a descentralização, Parnaíba, Picos, Floriano, São Raimundo Nonato, Corrente e Bom Jesus também passarão a fazer esse atendimento, que funcionará dentro do hospital regional de cada município

Saúde da criança e adolescente

Antes de se preocupar com o número de casos, a maior forma de combate a violência sexual é a prevenção e informação, com isso a secretaria realiza oficina que discutem a violência sexual contra criança e adolescente.

Além disso foi lançada a caderneta do adolescente para registro de todas as suas atividades relacionadas a saúde,

Portadores de deficiência

Triagem neonatal em todo o estado

No total, o Piauí conta com 257 postos, onde o material coletado é encaminhando ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) em Teresina, responsável por realizar o diagnóstico.

Também será realizado o Segundo Seminário para discutir a saúde  sexual e reprodutiva da pessoas portadora de deficiência.

Saúde bucal

Implantação de laboratórios de prótese dentária- permite que o Estado conte agora  com 31 novos laboratórios de prótese dentárias implantados em diferentes municípios.

Além disso, a coordenação estadual de saúde bucal realizará um levantamento  epidemiológico para auditar a situação bucal das crianças e adolescentes

Doenças transmissíveis

Com a realização de seminários e a capacitação de profissionais, é possível identificar as maiores incidências de doenças transmissíveis e implantar políticas de combates  e tratamento para essas doenças.

DSTs

A coordenação reforça o combate às DSTs no Estado e no acolhimento a pessoas portadoras.

Realiza seminários e capacitação para profissionais de todos os municípios piauienses. E discute a implantação de educação sexual nas escolas.

Seminário de hanseníase, educação nas escolas.

Escola técnica do SUS

A escola técnica do Sus, formou a primeira turma de radiologia no Estado e está em processo de formação de mais cursos como o técnico em saúde bucal.

Além disso, deu inicio a primeira turma técnica em enfermagem.

Assistência farmacêutica

O número de medicamentos distribuídos pela Farmácia Popular cresce a cada ano. Só em 2010 mais de 10 mil pacientes receberam remédios.

A Farmácia de Medicamentos Excepcionais é um exemplo da diversidade de produtos distribuídos pelo Estado. “Temos medicamentos dos mais diversos preços, valores que variam entre três reais e nove mil reais; só uma ampola de um medicamento para esquizofrenia custa nove mil reais”, disse Valdecí Pinheiro da Silva, assistente Administrativo da Duaf.

Hospital da Polícia Militar

O Hospital da Política Militar passou por uma reforma e conta com mais leitos para atender também a população civil. Além disso conta com um serviço de odontologia referencia no estado.

Hemopi

O Hemocentro do Piauí fez um aperfeiçoamento em  hemoterapia e sensibilizou os profissionais de saúde para a importância da doação. Com isso, duplicou o estoque de bolsas, com 400 bolsas diárias.

A próxima meta é incentivar a doação de plaquetas

Maternidade Dona Evangelina Rosa

O Plano de Ações Estratégicas de Redução da Mortalidade Infantil desenvolvido na maternidade colocou o Piauí no ranking da redução de mortalidade neonatal.

Nesse plano de ações, estão a realização do curso de qualificação das maternidades, regulação de leitos e o acompanhamento à gestantes. Além de fortalecer o projeto canguru, programa de atenção humanizada ao recém-nascido prematuro e com baixo peso.