O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Piauí (Hemopi) vem recebendo novos investimentos desde o início deste ano, os quais favorecem um importante crescimento e aprimoramento dos serviços oferecidos à população, com destaque especial para o abastecimento com bolsas de sangue a toda a rede de hospitais do Piauí, sejam públicos ou privados.

Está prevista, ainda para este segundo semestre, a chegada de dois ônibus totalmente equipados e adaptados para o serviço de coleta de sangue, a fim de que as cidades do interior do Piauí possam realizar e receber campanhas de doação de sangue. Quem explica mais detalhes é o diretor geral do Hemopi, Antonio Lages.

“São dois ônibus modernos e bem equipados, sendo um para receber os doadores de sangue, com disponibilidade de vagas entre quatro e seis lugares, e outro para o transporte do corpo de profissionais que atuarão nas campanhas realizadas no interior. Os ônibus são doação do Ministério da Saúde e já passaram por processo de licitação. Estamos, agora, aguardando a chegada”, ressalta Lages.

O Hemopi recebe, ainda neste semestre, outros três veículos para o transporte de expurgos, que são resíduos decorrentes do trabalho de coleta de sangue e de plaquetas por aférese. Os veículos serão destinados aos três Hemocentros Regionais do Piauí: Floriano, Picos e Parnaíba.

“É importante destacar que outros investimentos, como o crescimento de campanhas e de parcerias com instituições públicas ou privadas, para a coleta de sangue, também estão sendo realizados pelo Hemopi. O aumento no número de vagas no estacionamento interno para os doadores, o aprimoramento das instalações físicas, a melhoria no lanche servido ao doador, entre outras ações, são, também, responsáveis pelo bom atendimento à demanda do Hemopi”, disse.

O diretor informa, ainda, que houve um aumento de 6% no número de doações voluntárias, se comparado ao mesmo período do ano passado. As doações de plaquetas por aférese aumentaram, por sua vez, em 50% e as doações, de uma forma geral, tiveram um aumento de 30%.

Os Hemocentros Regionais também estão ganhando investimentos. “Em Picos a sede própria está em construção e prevista para ser inaugurada em dezembro deste ano. Em Floriano, a obra é de ampliação e deve ser inaugurada em setembro ou outubro deste ano. Também iremos inaugurar mais quatro agências transfusionais, em Amarante, Água Branca, Guadalupe e São João do Piauí, sendo uma em cada cidade”, frisa Antonio Lages.

Contudo, mesmo com importantes investimentos, a demanda do Hemopi é diária, contínua. Segundo o diretor Antonio Lages, é preciso manter esse espírito de doação e empolgação, já que o Hemopi precisa, diariamente, de 150 a 200 bolsas de sangue, para atender a demanda. “As campanhas, as parcerias, devem continuar. A doação de sangue sempre será preciso e esses investimentos surgem para dar mais conforto a esse trabalho, que deve ser contínuo”, finalizou.

O estudante de Ciências Contábeis, Wanderson Pereira, de 20 anos, já fez quatro doações de sangue e se diz orgulhoso em poder ajudar quem mais precisa. “Eu entendo que esse ato deveria partir de todos. Nessa doação a gente transfere parte do que a gente tem a quem mais precisa. Eu estou fazendo a minha parte”, disse, enquanto terminava sua quarta doação de sangue.

Por Flávio Moura