Combater a fome, a mortalidade infantil, promover a educação e o desenvolvimento. Se você faz parte de uma entidade pública ou privada e realiza algumas dessas ações, já pode se inscrever na 4º Edição do Prêmio Objetivos do Milênio (ODM Brasil). A secretaria estadual de Saúde (Sesapi) participou do seminário de lançamento da nova edição do prêmio, na Appm, e destacou que já vem realizando inúmeras ações diretas em 4 itens do Projeto que envolvem a área da Saúde.
 
A Sesapi foi representada pela gerente da Unidade de gestão de Pessoas, Conceição Santos, que se mostrou entusiasmada em saber que o Governo do Estado já vem realizando projetos voltados para a saúde pública e o meio ambiente.
 
 “O seminário nos sensibilizou mais ainda, porque a Sesapi já vem realizando diversas atividades neste sentido, principalmente trabalhos voltados para a diminuição da mortalidade infantil, para o cuidado com as gestantes e para um melhor cuidado ao meio ambiente. Isso mostra que estamos no caminho certo e pretendemos intensificar ainda mais essas atividades”, ressaltou.
 
Segundo Conceição Santos, a Sesapi, ao longo dos anos, vem desenvolvendo diversas ações de promoção e prevenção em saúde. Estas ações refletem, diretamente, na melhoria da qualidade de vida da população e ajudam o país a cumprir com os Objetivos do Milênio.
 
Na área de saúde, as metas são focadas na redução da mortalidade infantil, melhoria da saúde de gestantes e combate a Aids e outras doenças.
 
“Para reduzir a mortalidade infantil, a Secretaria de Saúde estadual vem desenvolvendo diversas ações voltadas para criança. A assistência à criança começa logo nos primeiros dias de vida, quando as mães e os recém-nascidos recebem a visita de profissionais de saúde, que orientam sobre os primeiros cuidados”, disse a coordenadora.
 
Conceição Santos destaca que as gestantes também são acompanhados durante todo o período de gravidez. “Já estamos preparando mais uma capacitação; desta vez serão os profissionais do programa Rede Cegonha, e ainda estamos com 5 turmas de aperfeiçoamento em enfermagem; então, com profissional qualificado, os partos serão mais humanizados e conseqüentemente teremos nossos bebes mais saudáveis”, ratificou.