A secretária de Estado da Saúde, Lílian Martins, participou, na manhã desta quinta-feira (11), da programação do Seminário Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, promovido pela deputada federal Iracema Portela. Deputados estaduais e federais, secretários, coordenadores e representantes de entidades ligadas à luta contra as drogas estão presentes no evento, que acontece durante toda esta quinta-feira, no Cine Teatro da Assembleia Legislativa do Piauí.

Para Lílian Martins, é crucial a realização de eventos que favoreçam o debate e a definição de estratégias consistentes para reforçar a luta contra as drogas. “Combater as drogas é uma das prioridades do nosso Governo. O governador Wilson Martins está estudando a transformação da Câmara de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas em um órgão diferenciado. Não se sabe ainda se uma secretaria ou uma coordenadoria. A ideia é manter o fórum de debates, com a continuidade do apoio das entidades civis e organizadas”, ressaltou.

Ainda de acordo com a secretária, mesmo com uma atuação “silenciosa”, a Câmara de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas tem cumprido o seu papel articulador, voltado para a prevenção e o tratamento.

“Nesse trabalho, são vários os órgãos do Estado envolvidos, inclusive, a Secretaria da Saúde. Parece que houve, de fato, um despertar para a gravidade dessa situação, em todo o país. E o Governo Federal está no mesmo envolvimento, tanto que incluiu as comunidades terapêuticas nessa rede de trabalho, que diz respeito ao tratamento e também à reinserção na sociedade. É importante também destacar que está sendo feita uma capacitação em todo o Estado, envolvendo gestores da área da saúde, para o trabalho adequado à temática sobre drogas”, frisou a secretária Lílian.

Por Flávio Moura.