A diretora geral do Hospital Infantil Lucídio Portela, a médica pediatra Maria José Santos, informou na manhã desta segunda-feira (15) que as crianças que aguardam a realização de cirurgias em caráter eletivo serão atendidas gradativamente a partir da próxima semana. Segundo a diretora, até o final desta semana o Hospital receberá materiais inerentes ao procedimento cirúrgico, como os utilizados durante a anestesia, por exemplo, e, já a partir da próxima semana, o atendimento cirúrgico será retomado à sua rotina normal.

“São cerca de 1.600 crianças aguardando o procedimento cirúrgico. Esse número é uma estimativa da diretoria clínica cirúrgica. Com a chegada desses novos materiais, mesmo com a mesma quantidade de leitos na UTI (são nove leitos), poderemos retomar as cirurgias das crianças, gradativamente, a começar pelas que apresentarem uma demanda em caráter mais especial e de urgência”, destaca a diretora.

Maria José Santos informa, ainda, que as mães que estiverem com a guia de autorização para internação marcada devem retornar ao Hospital Infantil para remarcarem a data da cirurgia de seu filho. “A remarcação já foi autorizada. As mães devem remarcar a internação, de acordo com a disponibilidade de atendimento da clínica cirúrgica”, ressalta.

Também está prevista uma reforma de ampliação para o Hospital Infantil Lucídio Portela, garantindo, dentre outros benefícios à população, mais leitos na UTI. “Temos consciência de que é um número muito pequeno para atender a nossa demanda, mas, estamos trabalhando no sentido de mudar essa realidade o quanto antes”, disse Maria José Santos.

O Hospital Infantil já recebeu uma visita técnica de engenheiros e arquitetos, que devem entregar o projeto de reforma e ampliação até o final deste mês, é o que garante a diretora geral, Maria José Santos.

Por Flávio Moura.