A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e o Conselho Regional de Saneamento do Sul do Piauí (Coresa) fecharam, na manhã desta quinta-feira (18), uma parceria que vai levar a população do sul do Piauí água de melhor qualidade. Uma unidade móvel ficará responsável pelo controle da qualidade da água nas 36 cidades de atuação do Coresa.

“A unidade fará a coleta e, caso seja detectado algum problema nessa água que impeça o consumo humano, a Sesapi, em parceria com o município, vai trabalhar para que seja feito o tratamento adequado”, explica Danda Oliveira, educadora da Funasa em atuação na Sesapi.

Segundo a educadora, a utilização da unidade móvel vai reduzir significativamente a contaminação da população por doenças de veiculação hídrica, como diarreia, hepatite A e esquistossomose. “Vai melhorar a qualidade de vida da população e desafogar a rede básica de saúde”, afirma Danda.

A análise da água será feita pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), que possui unidades descentralizadas em cidades do Piauí, como em Bom Jesus, na região Sul.

A secretária Lilian Martins disse que a Sesapi dará todo o apoio que for preciso para que a parceria resulte em benefícios para a população. “Poderemos evitar que muitos piauienses fiquem doentes com uma simples ação”, ressaltou.

O superintendente do Coresa, Aurélio Saraiva, afirmou que a unidade móvel servirá para coletar água das torneiras das casas, poços e mananciais. “Será um benefício muito grande para as cidades que integram o conselho”, afirma.