Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Seminário Regional de Humanização em Saúde acontece no próximo mês
Para construir o evento, equipes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) reuniram-se com colaboradores do Ministério da Saúde
Na segunda semana do mês de setembro o Piauí sediará o Seminário Regional de Humanização em Saúde. O evento acontecerá nos dias 15 e 16 de setembro e terá a participação de todos os estados do Nordeste, além de consultores do Ministério da Saúde, de Brasília.
Para construir o evento, equipes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) reuniram-se com colaboradores do Ministério da Saúde para compartilhar experiências e discutir como será elaborado o seminário incluído sua programação. A equipe da Sesapi é formada por membros do Comitê Estadual de Política de Humanização e conta com a participação de todos os setores da saúde do Estado, como Hospital Infantil Lucídio Portela, Maternidade Dona Evangelina Rosa, Hospital Getúlio Vargas, Hemopi, além do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), presentes na reunião.
O encontro aconteceu no auditório da Controladoria Geral do Estado. As consultoras do Ministério são representantes da Política Nacional de Humanização (PNH). Annatália Gomes é consultora regional do Nordeste II e destacou as principais atividades que devem ser levadas em consideração durante o seminário. “A humanização do SUS convoca todos os gestores, profissionais de saúde e usuários a trabalharem de forma integrada e com o mesmo propósito que é melhorar o atendimento, por isso é necessário maior flexibilização, conhecimento e integração”, comenta.
Essa troca de experiência e construção de saberes faz parte da operacionalização da PNH. O trabalho das equipes em rede permite identificar a necessidade, desejos e interesses dos diferentes sujeitos do campo da saúde. Pois, como preconiza uma das diretrizes do SUS, saúde não se reduz à ausência de doença, mas à qualidade de vida.