A valorização de enfermeiros, socorristas e motoristas do Serviço Móvel de Urgência (Samu) foi o tema que mais repercutiu entre os cerca de 70 profissionais no primeiro dia do I Encontro dos Coordenadores de Enfermagem do Samu. O assunto foi abordado na abertura do evento pela coordenadora geral do Samu, Christianne Rocha Leal, e nas palestras realizadas na parte da manhã desta sexta-feira (19).

Para Christianne Rocha Leal, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) vem se esforçando para melhorar o atendimento das 36 bases descentralizadas e para ampliar a cobertura nas principais cidades do Piauí. A coordenadora afirma que um dos principais fatores para essa melhoria é a valorização dos profissionais que atuam no serviço.

“Antes de tudo, o profissional que atua no Samu age dia a dia com vidas humanas e, para isso, quem faz o serviço tem que ter a estrutura mínima para fazer um bom trabalho. Nesse ponto surge a importância das parcerias entre prefeitura e Estado. Esse Encontro busca estimular essa ideia e mostrar que a população é quem é beneficiada”, disse Christianne.

A coordenadora do Samu do município de Regeneração, ao Sul de Teresina, Elinete Brandão, garante que o Encontro é essencial para a qualificação dos profissionais. “Quem trabalha com a saúde tem que estar constantemente buscando cursos e com esse encontro a Sesapi nos possibilita não somente a qualificação, mas, também, a troca de experiências que estão dando certo com os enfermeiros de outras cidades”, destaca a enfermeira.

O evento iniciou nesta sexta e se estende até o próximo domingo (21), na Central de Regulação, no bairro Dirceu Arcoverde, zona Sudeste de Teresina.


Por Adrianno Magno.