Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Sesapi capacita instrutores de pelotões mirins
Segundo a secretária, o projeto ajuda a tirar crianças e adolescentes das ruas
A Secretaria de Estado da Saúde em parceria com a Coordenadoria de Polícia Comunitária e Cidadania da Polícia Militar realizou, na manhã deste sábado (20), uma oficina de capacitação na área de promoção da saúde para os coordenadores e instrutores do pelotão mirim do bairro Santa Maria das Vassouras. O evento, que aconteceu na Associação Comunitária do bairro, contou com a presença da secretária Lilian Martins na abertura.
A gestora foi recebida na oficina pelo coronel J Oliveira. Logo em seguida assistiu a uma apresentação das crianças do pelotão, que cantaram para os presentes o hino da Polícia Militar. “Eu conheci o Projeto Pelotão Mirim no bairro São Pedro, há muito tempo tinha vontade de abraçar essa iniciativa mesmo com as dificuldades de recursos”, afirmou Lilian Martins.
Segundo a secretária, o projeto ajuda a tirar crianças e adolescentes das ruas. “Fico feliz em ver a Sesapi promover esse curso de capacitação. Todos nós sabemos que a saúde tem que começar em casa, na escola, mas também em iniciativas como essa”, declarou.
A oficina foi realizada pela coordenação de educação permanente da Sesapi. Vários técnicos da secretaria se dividiram em turmas e trataram de temas como violência, drogas, doenças sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência.
“A primeira capacitação aconteceu no começo do mês no bairro Pedra Mole. Agora em setembro estaremos levando para os bairros Mocambinho e São Pedro”, afirmou a coordenadora da oficina, Givanilde.
Para integrar o Pelotão mirim, a criança deve ter entre 7 e 14 anos e estar matriculada na rede de ensino. As atividades acontecem geralmente aos sábados em escolas públicas.