O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST completou sábado (20), 7 anos de sua inauguração no Piauí. Sendo uma unidade especializada, responsável pela operacionalização das ações na área da Saúde do Trabalhador, sua função é promover ações de prevenção, promoção e diagnóstico, tratamento, reabilitação e vigilância em saúde dos trabalhadores urbanos e rurais, independente do vinculo empregatício e do tipo de inserção no mercado de trabalho.
No Piauí, o CEREST presta serviços nas áreas de medicina do trabalho, odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia,psicologia, nutrição, vacinas, entre outros. Em 2010, foram realizados mais 5 mil atendimentos. A maior procura ainda é pelo serviço de fisioterapia.
A funcionária pública, Danielle Sampaio é uma usuária dos serviços do Centro. “Eu sempre uso o serviço médico e de odontologia. A equipe médica do CEREST é muito competente e isso faz com que a gente tenha segurança no serviço que estamos recebendo”, disse.
Inaugurado em 2004, ele desenvolve a política de saúde do trabalhador no Piauí, com ações voltadas para o alcance de seus objetivos definidos como: desenvolver estudos e pesquisas na área de saúde do trabalhador, promover programas de formação de qualificação de recursos humanos, suporte técnico para melhoria da prática assistencial interdisciplinar, propor normas e diagnósticos relativos aos agravos a saúde do trabalhador, atuar junto com seus parceiros nas atividades de normatização relativas à prevenção de agravos à saúde do trabalhador, implantação da Rede Nacional de Assistência ao Trabalhador (RENAST).Para o melhor desenvolvimento do trabalho, foram criadas seis (06) linhas de ação: acolhimento, fiscalização, assistência multiprofissional, educação permanente, projetos e pesquisas e divulgação/comunicação.
O CEREST é um serviço da Secretaria Estadual da Saúde e faz parte do Sistema Único de Saúde – SUS.
Por Cyntia Veras