Na manhã desta terça-feira (23) foi realizada a segunda videoconferência para a organização da Conferência Nacional em Saúde. O evento acontecerá no final do mês de novembro em Brasília e contará com a participação de todos os estados da federação. A conferência realizada hoje foi presidida pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Na oportunidade, Padilha confirmou participação na etapa do Piauí no dia 14 de outubro.

Em três horas de discussão foram apresentados os dados em cada estado e traçadas algumas metodologias de escolhas de delegados para a Conferência Nacional. Todo o território nacional acompanhou a transmissão pela internet ou nas salas do Data SUS, em cada capital. No Piauí foram colocados dois pontos de transmissão: um na sala do Data SUS, no Centro de Teresina, e outro na Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Até o momento, o Estado soma 66% de cobertura das etapas municipais, ou seja, dos 224 municípios piauienses, 149 já realizaram conferências e escolheram os delegados para a etapa estadual.

De acordo com a coordenadora da Conferência no Estado, Ana Eulálio, a expectativa é de 800 participantes. “Até o dia 15 de setembro finalizaremos em todos os municípios. Esperamos contar com a participação dos conselheiros nacionais Francisco Junior e Jurema Weker para a Conferência aqui no Piauí”, declara. Os conselheiros citados acompanhavam o ministro na mesa moderadora durante a transmissão.

No Piauí, a etapa estadual acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de outubro deste ano. O ministro estará presente no dia 14. “Peço desculpas aos estados que fizeram o convite para a mesma data, mas já tinha assumido o compromisso com o Estado do Piauí”, declarou o ministro. Diretores, coordenadores, gerentes e superintendentes da Sesapi, bem como membros do Conselho Estadual de Saúde, acompanharam a transmissão. 

Por Flalrreta Alves.