Para celebrar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29 de agosto, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) fará uma sensibilização para manter os ambientes livres de fumo. A atividade acontecerá a partir das 09h da manhã da segunda-feira (29), no Hospital do Mocambinho, zona Norte de Teresina.

O objetivo é que além de ficar livre do fumo, o ambiente também proporcione tratamento para o tabagismo, assim como ofereça tratamento para dependentes de álcool e drogas, atividade que torna aquele Hospital referência no Estado do Piauí. O tratamento para tabagismo é viabilizado através do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no qual um dos requisitos para implantação é justamente o ambiente totalmente livre de fumo.

A atividade que a Sesapi irá desenvolver através da Coordenação de Atenção à Saúde do Adulto conta com discussão do tema entre funcionários, pacientes e a comunidade em geral, além de distribuição de material informativo. “Vamos começar da atenção básica, trocar experiências, oferecer recomendações para que a partir desse primeiro contato seja iniciado o processo de implantação do tratamento”, explica Célia Oliveira, da Supervisão Estadual de Controle ao Tabagismo.

Viver bem é viver com saúde. Fique longe do Cigarro é o tema do material disponibilizado pelo INCA em alusão aos novos tipos de cigarro comercializados que oferecem um novo tipo de aroma e sabores atraentes. Esses novos aditivos, junto à nicotina, causam dependência química e as demais substâncias provocam doenças crônicas. Estudos apontam que os adolescentes estão mais vulneráveis a esses fitos e tem maior probabilidade de ficarem dependentes. Por isso é recomendável que independente do tipo de cigarro, a melhor forma é ficar longe e, assim, manter uma vida saudável.
 

Por Flalrreta Alves.