Começa hoje o I Fórum de Saúde e Trabalho à Luz da Política de Humanização, do Hospital Getúlio Vargas (HGV). O evento terá início às 17h, no auditório da Instituição. A abertura será realizada pelo diretor do HGV, Carlos Iglezias e a consultora da Política de Humanização do Ministério da Saúde, Annatália Gomes.
A palestra de abertura será proferida pelo Prof. Dr. da Universidade do Ceará, Erasmo Miessa Ruiz, com o tema “O Prazer e o Sofrimento no trabalho em Saúde”. Segundo Ruiz, a depressão e o stress, são problemas que mais afetam o trabalhador na saúde e isso dificulta as práticas de produção do trabalho e o relacionamento entre usuários e trabalhadores. “O Fórum que vai ter duração de 3 dias vai se propor a discutir as práticas de produção no HGV e como melhorar esse serviço para que o usuário possa ser melhor acolhido no hospital”.
Segundo o diretor do HGV, Carlos Iglézias Brandão, as organizações de saúde devem ser espaços de produção de bens e serviços e de valorização do potencial inventivo dos atores desses serviços. "Como podemos melhorar o atendimento, humanizar a assistência, se os trabalhadores não estão motivados, valorizados", explicou Iglésias. Segundo ele, "o atendimento humanizado mehora o processo de relacionamento dos profissionais de saúde com os usuários e seus familiares,além de influenciar diretamente na recuperação dos pacientes internados", enfatiza.
O evento faz parte de ações e serviços que vem sendo desenvolvido no HGV de acordo com a Política Nacional de Humanização. O HGV tem trabalhado no sentido de priorizar o Acolhimento, como diretriz básica, com a implementação de dispositivos como melhoria da ambiência, valorização do trabalhador, defesa dos direitos dos usuários e gestão participativa.
Essas ações faz com que na prática sejam alcançados resultados concretos como redução de filas e do tempo de espera, atendimento acolhedor, garantia dos direitos dos usuários, valorização do trabalho na saúde, dentre outros.
Por Fátima Oliveira