A secretária de Estado da Saúde, Lílian Martins, participou na manhã desta segunda-feira (29), no Palácio de Karnak, da reunião de monitoramento da Dimensão Social II, coordenada pelo governador Wilson Martins. Na oportunidade, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) mostrou como está o andamento das 12 metas de trabalho que foram propostas no início deste semestre, com um destaque especial para a assinatura de ordem de serviço para a construção do Centro Materno-Infantil e Adolescente.

Para este semestre, alguns trabalhos que haviam sido iniciados no começo do ano terão continuidade, como a implantação do Sistema Estadual de Regulação do Acesso à Assistência de Saúde, que vai garantir mais eficácia na marcação de consultas e exames especializados; a revisão da Programação Pactuada e Integrada (PPI) de Assistência à Saúde, que prevê um ressarcimento de outros estados ao Sistema de Saúde Pública do Piauí, que, em grande parte de sua estrutura, oferece os serviços a pessoas de outros estados, criando uma demanda não conivente com a estrutura atual, entre outros.

“Muito já foi feito, mas, estamos dispostos a fazer muito mais, a, acima de tudo, otimizar os serviços e melhorar a estrutura em Hospitais Regionais, por exemplo, dando resolutividade aos problemas de saúde oriundos do interior do Estado. Esse, inclusive, é um trabalho que já vem mostrando resultados positivos: o foco é que haja, pelo menos, um anestesista e um ortopedista, 24h, em todos os Hospitais Regionais do Piauí”, comentou Lílian Martins, durante a apresentação das metas.

Entre as metas, a secretária Lílian também destacou a possibilidade de uma parceria entre a Sesapi e o Comando Aéreo de Polícia Militar do Piauí, a fim de garantir um atendimento de urgências e emergências e/ou convênio com empresas, para a disponibilização de uma UTI aérea; a meta de redução de custos, otimizando e modernizando a gestão de processos de trabalho como os fluxos e os procedimentos de tramitação de documentos, entre outros; a execução de atividades estruturantes para melhoria física e de recursos humanos do Sistema Estadual de Saúde, como a inauguração de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBAS) até dezembro deste ano.

A inauguração de um Laboratório de Biologia Molecular, do Laboratório de Exame de Paternidade que será implantado no Laboratório Central (LACEN-PI), bem como da Farmácia Popular de Floriano, além da conclusão de mais cinco unidades da Farmácia Popular em Teresina, também estão entre as atividades que a Sesapi irá desempenhar neste semestre.

Consolidar as ações de Vigilância Sanitária no âmbito do Estado; aumentar a capacidade resolutiva da Atenção Primária, tendo como eixo estruturante a Estratégia de Saúde da Família e os Programas e Políticas de Atenção e Vigilância à Saúde e realizar as etapas para funcionamento da Policlínica de Picos também foram metas de trabalho apresentadas.

“Também estamos acelerando a publicação do edital para o Concurso Público na área de Saúde que o Governo do Estado, através da Sesapi, vai realizar. O edital deve ser lançado ainda no início deste mês de setembro, com a realização das provas também neste ano e a convocação dos aprovados prevista para o início de 2012”, ressaltou Lílian.

Ainda durante a reunião, a secretária Lílian Martins falou sobre a realização da Conferência Estadual de Saúde deste ano, que será realizada nos dias 13, 14 e 15 de outubro, com a presença confirmada do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na cerimônia de abertura do evento.

E, como principal destaque durante a reunião, o governador Wilson Martins e a secretária de Saúde, Lílian Martins, anunciaram a liberação dos recursos por parte da presidente Dilma Rousseff para a construção do Centro Materno-Infantil e Adolescente. “Será uma grande obra estruturante para a Saúde do Piauí. Funcionará dentro da proposta da Rede Cegonha, com um atendimento especial à gestante, com a existência da Casa da Gestante, que será construída nas proximidades do Centro Materno-Infantil e Adolescente”, explicou.

A assinatura de ordem para a execução da obra está prevista ainda para o mês de setembro deste ano. “Vou a Brasília acertar os detalhes com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Pretendemos dar início às obras o quanto antes“, finalizou o governador Wilson Martins.

Por Flávio Moura