Desde as primeiras horas desta segunda-feira, o CTA (Centro de Testagem e Acolhimento) do Piauí, localizado  no centro de Teresina, está funcionando em sua total normalidade.  A diretora do centro, Cristina Rocha, garante que os testes de Hepatite C, HIV e teste rápido já estão disponíveis novamente a população.
 
Cristina Rocha informou que por problemas de licitação apenas os testes de HIV e de Hepatite C estavam suspensos, mas o teste rápido sempre continuou sendo oferecido à população. “Estávamos sem os kits para os exames, que são mandados via Ministério da Saúde para o Laboratório Central-LACEN, porém, neste intervalo de dois meses continuamos com nossas atividades normais, oferecendo testes rápidos no CTA e em eventos públicos”, explica a diretora.
 
A diretora do CTA destaca ainda que durante a Parada da diversidade foram distribuídos 300 kits para teste rápido, sendo que 62 foram utilizados.  “Desses 62 kits, cinco deram resultado positivo, perceba a importância desses testes rápidos; so numa pequena amostragem dessa detectamos que 8,06% desses exames apresentaram o vírus HIV, isso demonstra que tem muita gente com a doença mas não sabe, por isso a importância do trabalho do CTA”, frisa.
 
Cristina Rocha destaca ainda que o Centro oferece toda a atenção necessária para a pessoa que deseja fazer os testes.“Aquelas pessoas que desejam fazer os testes basta vir ao Centro, não tem burocracia, não é necessário encaminhamento médico; basta apenas um documento pessoal e o nome do paciente é mantido em sigilo”, complementa.
 
O CTA funcioona na rua 24 de janeiro, de segunda a quinta-feira, das 08:00 as 12:45 e nas sextas, de 08:00 às 11:00, e das 11 :00 as 13:00 expediente interno.
 
Por Adriano Magno