A humanização na saúde é o centro da discussão do I Fórum de Saúde e Trabalho à Luz da Política Nacional de Humanização, que está sendo  realizado no auditório do Hospital Getúlio Vargas (HGV). O evento, voltado para funcionários e gestores, teve início nessa segunda-feira (29) e prossegue até quarta-feira (31), com   diversas atividades que abordarão a transformação, aprimoramento e disseminação da humanização no ambiente hospitalar. A organização é do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do HGV em cumprimento às diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH).

 

Participaram da solenidade de abertura o diretor de Organização Hospitalar da Sesapi, Telmo Mesquita, que representou a secretária Estadual de Saúde, Lílian Martins, o diretor geral Carlos Iglézias Brandão, o diretor técnico Assistencial, Abimael Rocha, A diretora administrativa, Cássia Barradas, a gerente de enfermagem, Luciane Formiga, além de outros gestores e funcionários.

 

 
Em seu discurso de abertura, Carlos Iglézias destacou a importância da Política Nacional de Humanização que visa à garantia de atendimento com qualidade aos usuários, melhoria das condições de trabalho dos profissionais através da mobilização e participação efetiva de funcionários, usuários e gestores dos serviços. 

 

“Também faz parte da política de humanização as melhorias estruturais, como as que o HGV vem implementando nos últimos anos, além da capacitação permanente de profissionais para o atendimento à população e ações voltadas para o usuário, para que ele se sinta acolhido e tenha um atendimento humanizado quando nos procurar”, acrescenta.

 

Logo após houve a palestra “O Sofrimento e o Prazer no Trabalho em Saúde”, proferida pelo psicólogo e prof.drº, Erasmo Miessa Ruiz, na qual fez uma abordagem psicodinâmica do trabalhador da área da saúde e os processos psíquicos vivenciados por ele em seu local de trabalho, partindo do pressuposto de que todo trabalhador tem momentos de prazer e dor nesse tipo de ambiente  de   trabalho. “É justamente sobre como lidar com esses momentos e não propriamente seu aspecto quantitativo que irá ajudar o profissional a superar esse sofrimento", destacou.

 

PROGRAMAÇÃO DESTA TERÇA-FEIRA (30)

 

8:00h Acolhimento

8:30h- Valorização do Trabalho e do Trabalhador e a Humanização

Expositores: Dr. Erasmo Miessa Ruiz

                     Psicólogo. Prof. Dr. da            UECE

                     Dra. Annatália Meneses de Amorim Gomes

                    Consultora da PNH-MS

                    Dra. Lúcia Vilarinho

                    Prof. Mestre da UFPI e Membro do Comitê Estadual de Humanização

 

10:00h - Intervalo

 

10:30h – Motivação do Trabalhador no Hospital Público e a Construção da PNH no Estado do Piauí

Expositora: Dra. Ana Maria Neiva Eulálio

Coord. do Comitê Estadual de Humanização

11:30h- Participação da Plenária

 

12:00h - Almoço

 

Tarde

 

14:00h- A Política de Saúde do Trabalhador no SUS

Painel: CEREST-Dr. Neylon Araújo

             NEP/HGV-Dra. Zélia Madeira

             SINDESPI-Elizabeth Duarte

            

 Moderadora:Enf. Luciane Formiga – Gerente de Enfermagem/HGV

 

16:00h – Grafismos e Pichações

Levantamento das dificuldades e possibilidades da valorização do trabalho e do trabalhador no HGV.

Coordenador: Johnn Wedson

                       Sociólogo