A Secretaria de Estado da Saúde, junto com membros de movimentos negros, Comitê estadual de Saúde e técnicos do Ministério da Saúde, realizou, na manha desta terça-feira (30), Oficina de CapacitaçãoTécnica para Implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN).

Na oportunidade foram apresentadas, ainda, experiências em Saúde da População Negra, em curso nos estados e municípios.

A gerente de atenção básica a Saúde, Rosa Milanez, representou a Sesapi e destacou a capacitação que os profissionais de saúde do Estado vêm passando para atender a população negra. “Ainda existe preconceito, de acordo com os grupos que relataram suas frustrações, e a Sesapi vem capacitando desde o técnico até médicos dos postos de saúde em todo o Estado, para que possamos dar um atendimento mais humanizado”, enfatiza.

O evento vem sendo supervisionado pela secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.  Em Teresina, o encontro aconteceu na sede do Comitê estadual de Saúde e teve a coordenação de Ruimar Batista, presidente da Comissão Federal da população Negra do Piauí.

Segundo Ruimar Batista, um dos principais objetivos da atividade foi discutir questões como racismo, desigualdade racial e temas ligados à saúde da população negra. “Aqui estamos reunidos com técnicos e gestores do Ministério e de movimentos deste seguimento da população, para também discutir a importância da Política Estadual e os desafios para sua implantação”, frisa o presidente da Comissão.

As principais demandas levantadas durante a Oficina estão organizadas numa Agenda Política. São questões ligadas à efetivação da Política, sensibilização e educação permanente de gestores e trabalhadores de saúde, produção científica e informação acerca do tema e o fortalecimento do processo intersetorial e do movimento social.