A palestra A Valorização do Trabalho e do Trabalhador e a Humanização deu a tônica dos debates na manhã desta terça-feira (30) no segundo dia do I Fórum de Saúde e Trabalho à Luz da Política Nacional de Humanização, realizado pelo Hospital Getúlio Vargas, e que faz parte da programação desenvolvida pelo Hospital dentro dos princípios e diretrizes da Política Nacional de Humanização-PNH.

As conferencistas foram a consultora do Programa Nacional de Humanização (PNH), Annatália Gomes, e a profa. mestre da UFPI e membro do Comitê Estadual de Humanização, Lúcia Vilarinho, que falaram sobre a importância da relação funcionário/usuário no ambiente de trabalho em saúde, bem como da necessidade de envolver o coletivo para que todos possam participar do processo de humanização.

Em seguida foi a vez da coordenadora do Comitê Estadual de Humanização, Ana Maria Neiva Eulálio, proferir a palestra Motivação do Trabalhador no Hospital Público e a construção da PNH no Estado do Piauí, onde apontou o crescimento pessoal como a única forma de melhorar as condições de trabalho e o atendimento ao usuário, o que implica romper uma postura de responsabilizar o outro diante da insatisfação.

Segundo ela, o trabalho tem que ter um significado construtor e apaixonado para assumir compromissos e o profissional poder atuar melhor em qualquer área, principalmente na saúde. “Com uma nova postura frente ao desenvolvimento profissional, o que exige investimento próprio na ampliação e do domínio de novas competências para melhorarmos como ser humano e profissionais e romper com posições cômodas e sermos capazes de lidar com paradoxos, e desenvolver a competência para inovar, criar e gerar resultados”, completou.

A parte da tarde foi marcada pela realização do painel A Política de Saúde do Trabalhador no SUS, com a participação do diretor do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CERERST), Neylon Araújo, a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do HGV, Zélia Madeira, e a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde do Estado do Piauí (SINDESPI), e tendo como moderadora a gerente de Enfermagem do Hospital, Luciane Formiga.

Segundo Zélia Madeira, dentro da política de saúde do trabalhador do SUS, a educação permanente tem como objeto de transformação o processo de trabalho, orientando para a melhoria da qualidade dos serviços. “O HGV realizou um perfil do trabalhador, onde foi descoberto que a maioria são servidores há mais de 20 anos, e que estão com vontade de serem capacitados.Com esse objetivo foi realizado treinamento, a realização da Semana Científica. Em 2009 foram capacitados 210 funcionários e em 2010, 185 funcionários. Os desafios do NEP do HGV, é estruturar as pós-graduação para todos os trabalhadores do SUS”, destaca.

Dentro da Programação, a presidente do SINDESPI, Elizabete Duarte, disse que só existe a humanização se tiver a participação do gestor, do trabalhador e do usuário. Segundo ela, a política de humanização é uma política transversal que penetra em todas as áreas profissionais e requer uma gestão participativa.
A programação do segundo dia do Fórum foi encerrada com a realização da oficina de grafite e pichações, cujo tema foi o levantamento das dificuldades e possibilidades da valorização do trabalho e do trabalhador no HGV. Durante a oficina, os participantes fizeram grafitagem e pichações em placas instaladas na Praça de Eventos do Hospital , e foram orientados pelo bacharel em Sociologia e grafiteiro, John Wend.

PROGRAMAÇÃO DESTA QUARTA-FEIRA (31)

08h – Política Nacional de Humanização no SUS
Expositora: Dra. Annatália Meneses de Amorim Gomes
Consultora da PNH-MS
09h- Acolhimento do Trabalhador do SUS
Expositora: Dra. Emília Alves
Apoiadora da PNH. Assistente Social do HILP
10h – Intervalo
10h30 – Participação da plenária
11h - Trabalho em grupos: elaboração de propostas e encaminhamentos para o incremento do dispositivo Valorização do Trabalho e do Trabalhador no HGV.
Coordenação: Dra. Emília Alves
12h - Intervalo
14h – Continuação do trabalhos em grupo.
14h30 – Apresentação dos trabalhos em grupo.
16h – Plenária Final e Avaliação
17h- Encerramento