A organização não governamental Catavento Comunicação e Educação, em breve, vai destacar em sua rede de comunicação os trabalhos realizados pelo Prosar (Programa de Saúde e Saneamento Básico na Área Rural). Além do Piauí, estados como a Paraíba e o Maranhão também serão destaques na próxima edição do programa de rádio Sintonia Infância, que é uma das ações desenvolvidas pela ONG.

Através deste projeto, o ouvinte pode ter acesso à produção de programas de rádio com temas relacionados à infância e juventude. A iniciativa pretende mobilizar radialistas e comunicadores que fazem parte da Rede de Radialistas Amigos e Amigas da Infância para as questões ligadas ao tema. Atualmente, os estados que fazem parte da Rede são: Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Maranhão e Paraíba.

O apresentador e editor do programa de radio Sintonia Infância, Roni Maciel, é responsável pelas entrevistas do boletim mensal; no Piauí, ele entrevistou o coordenador do Prosar-PI, José Arinaldo.

A próxima edição traz o coordenador do Prosar-PI destacando a cidade de Picos e as comunidades que já foram beneficiadas com as ações do programa, que realiza em dezenas de municípios do semi-árido do Piauí suas atividades através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), como saneamento básico, distribuição de cisternas, abastecimento d’água, além de outros.

A edição está prevista para ir ao ar no próximo mês de setembro e poderá ser encontrada no site da ONG, www.catavento.org.br.

Conheça o Prosar-PI

Cerca de 50 mil pessoas (10 mil famílias) estão sendo beneficiadas pelo Prosar-PI. O programa é resultante de uma cooperação financeira firmada entre o Ministério da Saúde, a Sesapi e o banco alemão Kreditanstalt für Wiederaufbau (KfW).

Diante desta realidade, o trabalho foi focado nas regionais de saúde de Fronteiras, Oeiras, Paulistana, Picos e Valença do Piauí, a partir das quais foram selecionadas 45 localidades, sendo 11 em sedes municipais e 34 em áreas rurais.

Por Adrianno Magno