Termina no dia 16 de setembro a segunda etapa da vacinação contra a poliomielite no Piauí. Pais e responsáveis não devem deixar para a última hora e procurar os postos de vacina para imunizar crianças de 0 a 5 anos.

Apesar de o Piauí está bem próximo de atingir a meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde, até esta quinta-feira (01) o índice estava em 85%, há municípios onde a cobertura vacinal sequer chegou a 50%. É o caso de São Francisco do Piauí (48,80%), Nazária (45,39%) e Barreiras do Piauí (40,59%).

“Todos os postos de saúde devem ficar abertos oferecendo a vacina. A gente espera que todos os municípios que tiverem crianças a vacinar que busquem cumprir a meta”, afirma Doralice Rodrigues, coordenadora de Imunização da Secretária de Estado da Saúde.

Enquanto as cidades acima não alcançaram 50% de cobertura vacinal, municípios como Joca Marques, Matias Olimpio, Nossa Senhora dos Remédios, São João do Arraial e Brasileira ultrapassaram os 100%. Sebastião Barros, por exemplo, chegou a imunizar 133% de suas crianças.

No Piauí, das 254.147 crianças previstas para serem vacinadas, 216.956 já receberam as duas gotinhas que evitam a paralisia infantil. Na primeira etapa, o estado atingiu 98,20% da meta.

SARAMPO - Paralelo a vacinação contra a pólio segue em andamento a campanha contra o Sarampo. Devem ser vacinadas crianças de 1 a 6 anos de idade.