Mais uma vez a Maternidade Dona Evangelina Rosa recebe o título de Hospital Amigo da Criança. O reconhecimento é oferecido pela Organização Mundial de Saúde através do Unicef.

O comunicado chegou na maternidade na segunda -feira, 29 de agosto. O diretor, Francisco Martins, afirma que o recebimento desse título mostra não só a capacidade do hospital, como melhora a auto-estima dos funcionários. “Esse título constitui um importante papel que a maternidade desempenha na sociedade piauiense, principalmente em relação aos nossos funcionários e apoiadores, que também são valorizados através desse reconhecimento da Organização Mundial de Saúde”, comenta.

Para receber o título, o estabelecimento de saúde precisa cumprir os dez passos para o sucesso do aleitamento materno, entre elas ajudar a mãe a iniciar a amamentação na primeira meia hora do parto e treinar toda a equipe de profissionais para suprir essa norma. A avaliação das condições do hospital para recebimento do título é feita por uma equipe do Programa Saúde da Criança.

A iniciativa Hospital Amigo da Criança foi idealizada há mais de vinte anos para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. O objetivo é mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce.  Melhorar o aleitamento materno e prestar assistência a mãe, também contribuiu para que a Maternidade se destacasse na redução da mortalidade infantil, tornando-a o centro de saúde publico que teve maior redução no Nordeste.

O certificado, junto à placa, será entregue oficialmente pelos representantes do Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde em data ainda ser definida.