O Hospital do bairro Mocambinho, zona Norte de Teresina, referência em tratamento para usuários de álcool e outras drogas, terá 10 novos leitos para o tratamento A/D. A novidade foi deliberada na manhã desta sexta-feira (02), durante a 177ª reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite do Piauí, que aconteceu na sede da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). O encontro, comandando pela secretária de Estado da Saúde, Lílian Martins, que também preside a Comissão, contou com a participação de outros representantes da Sesapi, da presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Ilvanete Tavares, além de secretários municipais de Saúde membros do Conselho.

Outras pautas foram discutidas na reunião, como a implantação de um CAPS I no município de Inhuma, Sul do Estado; reformulação no Plano Estadual de Atenção à Saúde do Sistema Penitenciário; credenciamento e habilitação de serviços laboratoriais especializados para a quantificação do RNA do vírus HIV, através do Laboratório Central (Lacen-PI); prorrogação do prazo para a realização de cirurgias eletivas em toda a rede de saúde do Estado – tendo em vista que o Ministério da Saúde disponibilizou um recurso extra para a realização desses procedimentos; além de autorizações na área da Atenção Básica, para alguns municípios, como Sussuapara, Francisco Santos, Bom Jesus, São Pedro, Miguel Alves, Porto e São Miguel do Tapuio.

No entanto, entre as pautas discutidas, a deliberação sobre os novos leitos na Unidade Integrada de Saúde do Mocambinho para o tratamento específico A/D ganha notoriedade. “As condições e a capacidade instaladas na rede estadual de Saúde para o tratamento de usuários de álcool e outras drogas têm se mostrado insuficientes em relação à crescente demanda evidenciada cotidianamente na SHR-ad (Unidade Integrada de Saúde do Mocambinho). Essa Unidade recebe uma demanda média diária de 40 a 50 pacientes que necessitam de internação e estamos empenhados em melhorar e ampliar essa estrutura para garantir o atendimento adequado”, ressaltou Lílian Martins.

A aprovação do aumento do número de leitos A/D no Hospital do Mocambinho passa agora pela deliberação do Ministério da Saúde. A gerente de Atenção à Saúde Mental, Leda Trindade, comemora a finalização da reunião de hoje e anuncia que a Sesapi mantém ritmo acelerado para a garantia de mais benefícios à saúde, como um todo. “Devemos comemorar essa deliberação, mas, ficar atentos porque a demanda é crescente e específica, precisa de um tratamento especial”, pontuou.

A Sesapi também está destinando empenho para a garantia de atendimento às mulheres usuárias de álcool e outras drogas. Uma forma adequada está sendo estudada no sentido da implantação de um centro para tratamento e recuperação ao público feminino. Ainda segundo Leda Trindade, em breve Teresina receberá a implantação de um CAPS AD 3: em todo o país, há apenas dois CAPS desse tipo, sendo um no Rio Grande do Sul e outro em Salvador, Bahia. “Teresina será referência nesse tipo de tratamento. Estamos planejando tudo de acordo com a preconização do Ministério da Saúde”, disse.

Por Flávio Moura.