Há três meses sob nova administração, o Hospital Regional Senador Dirceu Arcoverde, localizado no município de Uruçuí, a 453 quilômetros ao sul de Teresina apresenta mudanças significativas. A nova direção foi nomeada através de um processo seletivo realizado no início do ano pela Secretaria de Estado da Saúde.

O Hospital possui 30 leitos divididos entre nove enfermarias. Uma das principais mudanças, além da climatização desses leitos, é a equipe de atendimento. Agora o centro de saúde conta com dois médicos plantonistas nas 24h do dia, além da contratação temporária de enfermeiros e técnicos que trabalham em regime de plantão até a realização do concurso, cujo edital deve ser lançado esta semana. A medida de contratação temporária foi amparada pelas “leis ordinárias” e justificada pela situação de carência de profissionais que o Hospital se encontrava.

Além de Uruçuí, o Hospital também recebe pacientes de municípios vizinhos. Gervaldina Barbosa, moradora da comunidade de Corrente, próximo a Uruçuí comenta a melhoria. “Além dos atendimentos, a atenção dos profissionais melhorou e até o hospital ficou mais limpo”, afirmou a moradora que acompanhava a visita da Secretária de Estado da Saúde, Lilian Martins ao hospital na manhã do sábado (03).

Acompanhada da chefe de enfermagem Daiane Carvalho, que representava a diretora do hospital, Nilza Machado, a secretária Lilian Martins visitou o espaço físico do centro de saúde, conversou com pacientes e avaliou o que mudará com a reforma, prevista para começar no próximo mês. “Já finalizamos o processo de licitação, e na segunda-feira (05) daremos ordem de serviço pra que a reforma seja iniciada, até o final do ano ela deve ser concluída”, assegurou.

Todos os leitos do hospital estão climatizados. Além disso, a cada 15 dias os funcionários realizam o que eles denominaram mutirão da limpeza, onde todos cooperam com o trabalho dos serviços gerais para manter o ambiente limpo e livre de contaminação. Os colaboradores elogiaram a atuação de Lilian Martins junto à Sesapi e afirmaram acreditar no trabalho e vontade da secretária em melhorar a saúde do Estado. “Além de ser da área, é uma pessoa acessível, humilde e aberta ao diálogo, estamos confiantes que nossas condições de trabalho vão melhorar ainda mais”, declara uma das enfermeiras, Leani silva.

A diretora não pôde comparecer por problemas de saúde. Entretanto, a secretária Lilian Martins fez questão de deixar o recado para todos que trabalham no hospital. “Gostei do que vi, e coloco-me a disposição para o que for preciso melhorar” comenta a secretária acrescentando que os aparelhos não utilizados por problemas de funcionamento sejam reformados. “Se for o caso de comprar novos equipamentos, é só fazer o orçamento e encaminhar à Secretaria” reitera.