Dezenas de idosos das instituições Vila do Ancião e Abrigo São Lucas participarão de uma série de atividades a partir do próximo dia 20 de setembro. As ações estão sendo organizadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da coordenação de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso, e fazem parte das comemorações da Semana Mundial do Alzheimer.

Os dois abrigos receberão atividades que vão desde exposição de vídeo e higiene bucal até verificação da pressão arterial, além de dinâmicas em grupo e esclarecimentos sobre o Alzheimer. Em ambas as instituições o tema central trabalhado será “O Cotidiano do Idoso com Alzheimer”.

No dia 20 de setembro, a partir das 14h, a Vila do Ancião recebe a equipe da Sesapi com cerca de 20 profissionais. Já no dia 22 de setembro será a vez do Abrigo São Lucas receber as atividades.

De acordo com a coordenadora de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso, Vanessa Nunes, essas atividades estão dentro do Plano “Envelhecimento Ativo”, criado pelo Ministério da Saúde, e também buscam melhorar a qualidade de vida dessas pessoas que vivem nos abrigos.

“Queremos mostrar que o envelhecimento dessas pessoas pode ser feito de forma agradável; as atividades que vamos realizar durante a Semana Mundial do Alzheimer atendem a um dos critérios do Plano do Ministério da Saúde, que é ampliar e garantir o acesso com qualidade a serviços para pessoas idosas”, enfatiza a coordenadora.

Todas as ações serão desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Saúde e terão o apoio de alunas da Escola Técnica do SUS-ETASUS.

Conscientização do Alzheimer

Em 21 de setembro de 1994 foi instituído o Dia Mundial do Alzheimer, pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Por isso, ao longo do mês de setembro há uma intensa divulgação sobre a doença e seus comprometimentos, com o objetivo de orientar a população sobre a prevenção, as causas e os tratamentos da Doença de Alzheimer.

Descrita por Alois Alzheimer, em 1907, a Doença de Alzheimer é um problema progressivo do Sistema Nervoso Central, com causa ainda desconhecida, e caracterizada pela demência do paciente.
 

Por Adrianno Magno