Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Oficina dará continuidade à capacitação de municípios sobre Saúde da Mulher
A partir dessa capacitação, os servidores municipais terão mais conhecimento sobre como trabalhar com os Sistemas, trazendo informações sobre quantitativo de exames, número de consultas de pré-natal e puerpério, além de óbitos
Visando reorganizar os cadastros de mulheres que são atendidas pela rede pública de saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da Coordenação de Saúde da Mulher, continua reunindo os municípios para mais uma oficina sobre o Sistema Data-SUS. O próximo encontro ocorrerá nos dias 22 e 23 de setembro, no prédio do Data-SUS, localizado à Rua 13 de maio, Centro de Teresina, a partir das 08h.
Desta vez o treinamento será direcionado aos gestores das cidades da região de Floriano (território Entre Rios) e abordará os dados dos três principais sistemas de informação sobre a saúde da mulher: SISPRENATAL, SISMAMA e SISCOLO.
Para Alzenir Moura Fé, coordenadora de Saúde da Mulher, o objetivo do treinamento é oferecer uma melhor condição aos municípios de repassarem à Sesapi dados atualizados sobre diagnósticos desses três programas. “Estamos vendo que as oficinas estão trazendo resultados positivos. Com essas informações atualizadas, o Governo Federal controla os indicadores de saúde e manda recursos necessários para cada cidade; por isso, precisamos que os municípios manifestem interesse em notificar corretamente esses relatórios”, reitera a coordenadora.
Ainda segundo Alzenir, este ano já foram capacitados cerca de 100 gestores e a operação dos Sistemas foi apresentada a 51 cidades. “A cada oficina os técnicos estarão aprendendo a aperfeiçoar os dados dos relatórios que envolvem informações sobre o pré-natal, sobre o câncer de mama e o câncer do colo do útero. A ideia é que de pelo menos a cada dois anos possamos levar essa capacitação a todo o Estado”, frisa.
Participam do curso técnicos de informática, coordenadores de Saúde da Atenção Básica e gerentes dos Núcleos dos Municípios. A partir dessa capacitação, os servidores municipais terão mais conhecimento sobre como trabalhar com os Sistemas, trazendo informações sobre quantitativo de exames, número de consultas de pré-natal e puerpério, além de óbitos.
Por Adrianno Magno