Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Vigilâncias alimentar e nutricional são fortalecidas nos municípios pela Sesapi
A Secretaria de Estado da Saúde está realizando de 13 a 16 deste mês uma capacitação em Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) para gestores do Território dos Cocais
Com o intuito de sensibilizar os gestores, técnicos e profissionais de saúde quanto à importância e fortalecimento das ações das vigilâncias alimentar e nutricional, possibilitando melhorias na qualidade da assistência prestada à população, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Coordenação de Atenção à Saúde da Criança, está realizando de 13 a 16 deste mês uma capacitação em Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN).
O SISVAN tem como principal objetivo diagnosticar a situação alimentar e nutricional dos municípios, visando melhorar a qualidade de vida da população, identificando segmentos sociais e grupos populacionais de maior risco aos agravos nutricionais, sejam eles de baixo peso ou sobrepeso/obesidade.
O Sistema possibilita ainda o conhecimento da situação nutricional da população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), levando os gestores e profissionais de saúde a realizarem um tratamento adequado diante de cada situação e evitando que problemas futuros se desenvolvam.
Desde essa terça-feira (13) a capacitação está sendo direcionada aos gestores municipais do Território dos Cocais, tendo como cidade base Piripiri. Até o próximo dia 16, a Sesapi repassa a oficina aos profissionais de saúde e digitadores que trabalham diretamente com o SISVAN.
Ao todo, profissionais de 22 municípios do Território dos Cocais devem participar, entre eles, os que possuem grupo de pessoas cadastradas em programas sociais, como o Bolsa Família e o Programa Alimentação Saudável.
De acordo com a enfermeira e técnica de Alimentação e Nutrição da Sesapi, Maria Edna Batista, a expectativa é de que a partir dessa capacitação os participantes consigam planejar melhor as ações de promoção de práticas alimentares saudáveis e de prevenção e controle dos distúrbios alimentares e de doenças associadas à alimentação. “Queremos mostrar aos municípios a importância desse Sistema. A alimentação e nutrição constituem requisitos básicos para a promoção e proteção da saúde da população e os gestores precisam garantir esse direito à população”, ressalta.
SISVAN
É um sistema de informação que visa descrever e prognosticar de maneira contínua, tendências das condições de nutrição e alimentação de uma população, e seus fatores determinantes, com fins ao planejamento e avaliação dos efeitos de políticas, programas e intervenções.