Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Piauí sedia Seminário Regional sobre Política Nacional de Humanização
Seminário “NósDestinos no SUS” reúne os Estados do Piauí, do Maranhão, do Ceará e do Rio Grande do Norte, em Teresina, até esta sexta-feira (16), para tratar sobre a PNH
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da diretoria da Unidade de Planejamento, deu início na manhã desta quinta-feira (15) ao Seminário da Política Nacional de Humanização (PNH) – Regional Nordeste II “NósDestinos no SUS”, que compõe os Estados do Piauí, do Maranhão, do Ceará e do Rio Grande do Norte. O evento acontece no Blue Tree Towers Rio Poty Hotel, em Teresina, e segue até esta sexta-feira (16).
Representantes dos Coletivos de Humanização dos Estados citados anteriormente, além da Sesapi, da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, dos Núcleos, Coordenações e Comitês de Humanização das capitais, apoiadores da PNH, do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS), do Ministério Público, das Instituições de Ensino, dos Conselhos Estadual e Municipal de Saúde, além da Associação de Prefeitos do Piauí (APPM), estão presentes no evento, que visa a integração e o fortalecimento das ações para humanização dos serviços na rede de saúde pública.
A programação conta com espaços para que os representantes de cada Estado que compõe da Regional Nordeste II possam mostrar experiências em humanização e, dessa forma, colaborar para o aprimoramento da implantação da PNH nos demais Estados. Cerca de 150 pessoas participam do evento.
Durante a abertura solene, a secretária de Estado da Saúde, Lílian Martins, acolheu todos os participantes e ressaltou a importância da humanização para a Saúde Pública, em especial, a do Piauí. “Precisamos ressaltar a importância da palavra-chave nesse processo: convencer o SUS sobre a PNH. É preciso que essa política esteja em todos os serviços da saúde. A musicoterapia, por exemplo, tão simples, mas tão importante, com efeitos tão positivos no atendimento em saúde. Por isso quero ratificar o nosso empenho para a implantação dessa política. A Sesapi apoia, acredita e vai trabalhar para que a PNH seja um marco da nossa gestão”, destacou Lílian Martins.
O médico José Ivo dos Santos ministrou a primeira palestra no Seminário, com o tema “NósDestinos no SUS: desafios da gestão participativa do jeito nordestino de fazer o SUS”. O evento continuará com a apresentação e debates com as experiências dos Estados sobre a execução da PNH em suas redes de saúde pública.
“Nós, gestores, ainda estamos muito tímidos em relação à PNH. É preciso compreender que essa política tem um sentido, uma função muito importante na transformação do SUS. É preciso apoiar a PNH”, disse Sheila Moura, consultora da PNH pela Regional Nordeste II.
Ana Maria Eulálio, diretora da Unidade de Planejamento da Sesapi e coordenadora da PNH no Piauí, agradeceu a presença de todos os Estados e lembrou sobre os avanços da rede saúde pública piauiense em relação à humanização. “A meta é conhecer mais experiências e unificar essa luta pela humanização”, finalizou.