Com o objetivo de sensibilizar a população e os gestores públicos da importância dos cuidados no trânsito, mostrando-lhes mudanças e atitudes firmes, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) lançou na manhã desta sexta-feira (16) a programação com uma série de atividades alusivas à Semana Nacional do Trânsito.

Além de diversos órgãos estaduais, municipais e de entidades não governamentais, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) também participou da programação de abertura do evento. Representando a Sesapi, a gerente de Atenção à Saúde, Rosa Milanez, levou o apoio da secretária Lílian Martins e mencionou o esforço que a sociedade deve fazer para que o trânsito piauiense seja menos exposto a tantos riscos. “Apoiamos esta campanha porque hoje em dia os acidentes se tornaram problema de saúde pública. Por isso, nós, agentes públicos, e, principalmente, a sociedade, devemos nos conscientizar sobre a educação e o respeito no trânsito”, disse Rosa Milanez.

A programação é organizada pela Escola Piauiense de Trânsito (EPT) e o lançamento, nesta manhã, mostrou o tema “Juntos podemos salvar milhões de vidas”. Logo após a abertura foram realizadas mesas redondas sobre quais mudanças educativas e preventivas os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito vêm realizando nas suas áreas de competência. “Nosso intuito é sensibilizar os participantes quanto ao risco de acidentes de trânsito e às leis de trânsito. Crianças, adolescentes, jovens, carroceiros, pedestres, motociclistas, motoristas, enfim, todos fazem parte do trânsito”, comentou a diretora da EPT, Gemma Barroso.

Para chamar a atenção e despertar a consciência e o compromisso da sociedade para o comportamento seguro no trânsito, o Detran, juntamente com os órgãos parceiros, como a Strans, o Ciptran, a PRF, o Dnit, o BPRE, entre outros, e ainda familiares e amigos de vítimas de acidentes de trânsito, farão uma manifestação no dia 25 de setembro, na Ponte Mestre João Isidoro França, a Ponte Estaiada. A Semana conta ainda com outras atividades.
 

Por Adrianno Magno