A secretária de Estado da Saúde, Lílian Martins, participou na manhã desse sábado (17) da quinta edição do Fórum Regional para Inclusão da Pessoa com Deficiência, realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria Especial para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid). O evento aconteceu na cidade de Paulistana, região Sul do Estado, e reuniu cerca de 1.500 pessoas, entre pessoas com algum tipo de deficiência, profissionais da saúde e a área social, representantes de outras cidades vizinhas, além de gestores públicos, entre outros.
 
Ao fazer uso da palavra, a secretária da Saúde ressaltou a importância da continuidade do trabalho em prol da inclusão da pessoa com deficiência. “O nosso Governo não somente quis dar continuidade ao trabalho que foi iniciado a alguns anos, mas, também, faz questão de reforçar essa luta, investindo e apoiando cada vez mais essas iniciativas que incluem, que favorecem a execução dos direitos de todos”, destacou Lílian Martins.
 
O Fórum conta com uma vasta programação, entre atividades artísticas e culturais, bem como a explanação de temáticas que trabalham a inclusão, proferidas através de palestras e testemunhos. “Nós entendemos que não pode haver discriminação de segmentos. As políticas públicas estão ai e bastante claras e a realização desses Fóruns (esse já é o quinto) está reforçando tudo isso. O CEIR móvel, por exemplo, é uma importante iniciativa que vem sendo reforçada por nosso Governo, atendendo, em cada cidade, cerca de 250 pessoas por dia”, ressalta Lílian.
 
Durante a quinta edição do Fórum para Pessoa com Deficiência, 150 passes-livres foram entregues às pessoas com deficiência que estavam presentes. O benefício garante acesso livre ao transporte intermunicipal. Quatro, dos 150, foram entregues pelas autoridades presentes, sendo a secretária Lílian Martins uma das escolhidas para entregar, durante o evento, um passe-livre.
 
A sexta e última edição, deste ano, do Fórum promovido pela Seid acontecerá nos primeiros dias do mês de novembro, no município de São João do Piauí. “Esse trabalho é um abrir de olhos, é tirar as pessoas da inércia em prol dessa grande causa. E o Piauí já é destaque nacional quando tratamos sobre essa questão, pelos importantes investimentos e conquistas. Estamos todos de parabéns”, finalizou Lílian Martins.
 

Por Flávio Moura