Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Lílian Martins pede participação da sociedade em campanha de trânsito
Ao fazer uso da palavra, a secretária Lílian afirmou que o Governo do Estado vem se empenhando em todas as áreas para diminuir e prevenir os acidentes de trânsito na capital e no interior
“O trânsito mata mais do que a guerra. A frase é antiga, mas, ainda é uma triste verdade que mostra que precisamos lutar juntos para conseguir a paz no trânsito”, disse a promotora de Justiça, Marlúcia Evaristo, durante a solenidade de lançamento da campanha "Ministério Público pela paz no trânsito e em defesa da vida". A abertura da campanha foi realizada na manhã desta segunda-feira (19), no auditório do Ministério Público do Estado, e contou com a presença de dezenas de autoridades federais, estaduais e municipais, dentre elas, da secretária de Estado da Saúde, Lílian Martins.
Ao fazer uso da palavra, a secretária Lílian afirmou que o Governo do Estado vem se empenhando em todas as áreas para diminuir e prevenir os acidentes de trânsito na capital e no interior. A secretária de Estado da Saúde disse que é necessária a união tanto entre as autoridades quanto da população para que o trânsito seja menos violento.
“Respeitar leis e regras não está fora de moda, essa campanha é um reforço que precisa do empenho da sociedade. Para se ter uma ideia, somente na macro-região de Picos, de janeiro a julho deste ano, 700 pessoas foram vítimas de acidentes e o número de partos chegou a 600: ou seja, morrem mais pessoas do que nascem. Isso precisa ser refletido para que possamos mudar nossos hábitos nas estradas”, frisou a secretária.
A campanha deve ter início já nesta semana e vai contar com inúmeras atividades como a realização de panfletagem com faixas e entrega de folderes (cartilhas e outros materiais publicitários), realização de audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado (com membros do Ministério Público Estadual, membros do Poder Legislativo, órgãos do Poder Executivo e sociedade civil organizada, para discutir o tema), além da realização de audiência pública na Câmara Municipal de Teresina, blitz e barreiras policiais na capital, veiculação de vídeo institucional nas emissoras de televisão e spots em emissoras de rádio, bem como palestras em escolas.
A campanha tem a parceria do Detran-PI, da Strans, da Polícia Rodoviária Federal, Senac, Senai e Instituições de Ensino Superior. A abertura da campanha contou ainda com mesas redondas e palestras que foram intermediadas pela Procuradora Geral de Justiça, Zélia Saraiva Lima.
Por Adrianno Magno