O município de Floriano, região Sul do Estado, será sede da segunda edição da oficina Utilização do Protocolo de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual, nesta quinta (22) e sexta-feira (23), no auditório do Hospital Regional Tibério Nunes. A primeira edição acontece durante toda esta quarta-feira (21), em Teresina, no auditório da Escola Fazendária. A ideia é aprimorar o atendimento por parte dos profissionais da saúde às pessoas que sofreram algum tipo de violência sexual.

Em Floriano, o evento terá organização conjunta entre Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da coordenação de Atenção à Saúde da Mulher, coordenação Regional de Saúde e Hospital Regional Tibério Nunes. Na programação do evento, que reunirá médicos, enfermeiros e gestores, a contextualização da violência sexual contra a mulher e a política pública no contexto da atenção em rede.

Também farão parte da programação discussões sobre como a organização de todo o serviço de atendimento a essas vítimas, desde a estrutura física, equipamentos e recursos humanos, até o acolhimento e a escuta qualificada, bem como a notificação adequada para cada caso.

Durante o evento alguns casos clínicos serão postos em discussão. Ao final da programação, será feita uma avaliação e elaborado um relatório.
 

Por Flávio Moura