Os municípios piauienses que pela primeira vez vão aderir ao Programa Saúde nas Escolas (PSE) participaram de um oficina para saber como proceder o cadastro de adesão junto ao Ministério da Saúde. A atividade aconteceu no auditório do Centro de Formação Odylon Nunes, zona Norte de Teresina, durante toda a manhã desta sexta-feira (23) e contou com a participação de representantes de 55 municípios.
Essa oficina foi realizada principalmente para os municípios que estavam com dificuldades em realizar o cadastro junto ao Ministério da Saúde. O coordenador estadual do PSE, Nelson Muniz, comenta que essa orientação está sendo repassada pelos municípios que já conseguiram realizar o cadastro. “De município para município fica mais fácil a compreensão, até mesmo porque para realizar o cadastro é preciso uma senha única e só a administração municipal tem acesso”, afirma.
Durante toda a manhã a oficina foi facilitada pelo assessor das cidades de Cajueiro da Praia e Palmeirais, Carlos Barros, que já conseguiu realizar o cadastro dos dois municípios e receber o termo de compromisso. “As dificuldades encontradas estão durante a identificação do gestor, porque querem identificar em todos os campos os secretários de saúde e educação, quando em alguns espaços precisa somente de um”, explica.
O prazo para adesão é até 30 de setembro deste ano. Com essas novas adesões, o Estado passará a contar com 214 municípios que possuem o Programa Saúde nas Escolas.
Por Flalrreta Alves