A secretária de estado da Saúde, Lilian Martins, e o prefeito de Bocaina, Francisco Macêdo, inauguraram neste sábado (24) as instalações do Centro de Reabilitação do município.
O Centro será destinado ao atendimento de pessoas com algum tipo de deficiência temporária ou permanente, e que necessitam de acompanhamento fisioterapêutico, oftalmológico, otorrino ou de terapia ocupacional.
A obra foi construída em parceria com Estado e Município, onde a prefeitura cedeu o terreno através de recursos próprios e a Secretaria de Estado da Saúde entrou com toda a aparelhagem do local.
Os pacientes contarão com uma equipe de médicos especializados em áreas como eletroterapia, fisioterapia respiratória, além do acesso a um ginásio com aparelhos de ultima geração.
Para Lílian Martins, além da evolução na estrutura física e na qualidade, o novo CR se diferencia pela acessibilidade. “As pessoas que sentiam dificuldades para chegar a outras cidades em busca de atendimento, agora têm uma nova opção, que traz não só para o município, mas para toda esta região melhores condições de tratamento. Isso ajuda na diminuição da evasão dos pacientes”, ressalta.
O prefeito Francisco Macêdo afirmou que a partir de agora a população terá um tratamento mais qualificado na área fisioterapêutica. "Esta parceria entre prefeitura e Estado é de extrema importância para a população, que agora terá um local especializado com toda a estrutura necessária para centenas de atendimentos mensais. A presença da secretaria Lílian Martins demonstra o empenho que ela está tendo para a melhora da saúde público do Piauí, é dessa atenção que precisamos", frisa o prefeito.
Novo prédio do Samu - Ainda na cidade de Bocáina, Lílian Martins participou da inauguração da sede descentralizada do Samu, que agora conta com duas ambulâncias e 13 funcionários.As instalações do Serviço tiverem investimentos de R$ 74.375.00 e funcionará com plantão de 24 horas.
A secretária Lílian Martins acredita que com mais esta base a região passa a ser melhor monitorada. "A partir de agora a população vai perceber a melhora nos atendimentos do 192, estes serviços são essenciais para nossos pacientes, então esperamos que o povo e os gestores cuidem muito bem das ambulâncias e das instalações para que sempre que precisar, estarem prontas em pleno funcionamento", destacou.
A secretária de Estado da Saúde Lílian Martins finalizou sua agenda em Bocáina no final da tarde, mas antes esteve visitando a Unidade Mista de Saúde Luíz Jozino de Barros, onde trocou experiencias e sugestões para a melhora do Hospital que, faz até 90 atendimentos mensais e conta com serviços como o Prgrama Saúde da Família.
No início da manhã também esteve em Picos participando junto com o governador Wilson Martins e autoridades políticas da região de entrega de certificados do Projeto Pro-Jovem.
Por Adrianno Magno