Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Central de Transplantes comemora Dia Nacional do Doador com recorde
Somente no primeiro semestre desse ano foram realizados 133 transplantes, em todo o ano passado foram 160.
O Dia Nacional do Doador de Órgão (27 de setembro) será comemorado com um marco na história do Piauí: o número de doações de córneas no estado praticamente triplicou em 2011. Os dados são da Central Estadual de Transplantes, localizada no Hospital Getúlio Vargas (HGV). Somente no primeiro semestre desse ano foram realizados 133 transplantes, em todo o ano passado foram 160.
Maria de Lourdes Veras, gerente da Central, explica que esse aumento é em consequência das campanhas educativas realizadas pela Organização de Procura de Órgãos (APO). “A parceria com o Ministério da Saúde é fundamental para manter essas sensibilizações”, analisa.
Além dos profissionais de saúde, a APO busca sensibilizar principalmente pacientes sobre a importância da doação. O serviço foi criado recentemente no Piauí e conta com a colaboração do Ministério da Saúde. “O objetivo do Ministério é aumentar o número de transplantes em todo o território nacional”, afirma.
O Dia Nacional de Doador é celebrado em todo o país no dia 27 de setembro. Para comemorar a data, a Central programou uma missa e uma caminhada em prol da doação de órgãos e tecidos. “Essa é uma forma de agradecer principalmente as famílias dos doadores que, em um momento de tristeza e dificuldade, ainda conseguem pensar em outras pessoas que estejam precisando de ajuda”, comenta.
A missa acontecerá na manhã do dia 27, às 8h30 na capela do Hospital Getúlio Vargas. A caminhada será no dia seguinte (quarta-feira 28) a partir das 16h30 na Avenida Raul Lopes.
Atualmente, o estado realiza transplantes de rim e córnea, além da captação de fígado e coração. O objetivo para o segundo semestre é aumentar a quantidade de captações.
Por Flalrreta Alves