Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Lilian Martins apresenta andamento de metas da Secretaria de Estado da Saúde
O encontro, que ocorre mensalmente, reunindo gestores, sob o comando do governador Wilson Martins, aconteceu na manhã desta segunda
A secretária de Estado da Saúde, Lilian Martins, apresentou na manhã desta segunda-feira (26) o desenvolvimento das metas de trabalho da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) propostas para o segundo semestre deste ano. A Sesapi integra a Dimensão Social II, uma das áreas de trabalho do Governo do Estado, composta, ainda, pelas Secretarias do Trabalho, da Assistência Social, para Inclusão da Pessoa com Deficiência, pela Coordenadoria da Juventude e pela Câmara de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas.
O encontro, que ocorre mensalmente, reunindo gestores, sob o comando do governador Wilson Martins, aconteceu na manhã desta segunda, no Palácio de Karnak. Na oportunidade, a secretária da Saúde Lilian Martins fez uma explanação sobre as 14 metas da Sesapi propostas para serem realizadas até o final deste ano, sendo algumas obras de grande porte, como o Centro Materno Infantil e Adolescente, que terá o início de suas obras ainda este ano, como sinaliza a previsão da secretária.
“As obras, os projetos e processos do Sistema Estadual de Saúde estão em andamento da melhor forma possível e dentro dos prazos estabelecidos. A regulação de consultas, por exemplo, como ação dentro da meta de implantação do Sistema On-line para gerenciamento de todo o complexo regulatório da rede de atenção básica, já contempla 38 municípios”, destacou Lilian.
Quantos às obras que estão concluídas, faltando apenas alguns ajustes, como algumas Unidades Básicas de Atenção à Saúde (UBAS), a UTI do Hospital Regional de Piripiri, a reforma do Hemocentro de Teresina, entre outras, o governador Wilson Martins solicitou à secretária Lilian Martins que programasse a solenidade de inauguração para este mês de outubro, que terá uma grande programação de ações em alusão ao aniversário do Piauí.
Ainda segundo a secretária, estão em processo de andamento normal os preparativos para a VI Conferência Estadual de Saúde, que acontecerá de 13 a 15 de outubro, com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha; a implantação de um Laboratório de Paternidade, que funcionará nas dependências do Laboratório Central (LACEN-PI), bem como a implantação do Telessaúde – programa do Ministério da Saúde para aumentar a Atenção Básica à Saúde através de um sistema via satélite – em 69 municípios.
A secretária da Saúde também apresentou como concluída a meta de lançamento do edital para a realização do concurso público para preenchimento de 877 vagas diretas e mais cadastro de reserva, totalizando 3.507 oportunidades de trabalho, em todo o Piauí, a fim de dar resolutividade à saúde pública, principalmente, no interior do Estado.
Outras ações foram apresentadas como concluídas, outras em andamento, como a Policlínica de Picos, em que a Sesapi participa como contrapartida na aquisição de equipamentos. “Também estamos acelerando o processo de licitação para o início das obras do Centro Materno-Infantil e Adolescente. Esta semana veremos a contratação da empresa responsável, para a posterior assinatura da ordem de serviços”, finalizou Lilian.
Por Flávio Moura