Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
HGV recebeu 1.386 pacientes do Hospital de Urgência de Teresina
O relatório mostra que a maior parte dos pacientes, 486, foi registrada com problemas na área de Ortopedia
O Hospital Getúlio Vargas (HGV) recebeu 1.386 pacientes do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) até 14 de setembro de 2011. Os dados, referentes a este ano, são do relatório divulgado nesta quarta-feira (28), que mostra que o maior número de pacientes são de caráter ortopédicos. O diretor geral do HGV, Carlos Iglesias Brandão, informa que o Hospital Getúlio Vargas possui duas portas de entrada: o HUT, além dos hospitais municipais, e o Ambulatório Integrado Dirceu Mendes Arcoverde (pacientes eletivos).
O relatório mostra que a maior parte dos pacientes, 486, foi registrada com problemas na área de Ortopedia. Em seguida, 252 pacientes neurológicos; 242 para a clínica médica; 92 vasculares; 85 pacientes que necessitam de atendimento na clínica cardiológica; 63 para a clínica cirúrgica; 58 para a clínica ginecológica e os demais para outras especialidades, como Buco Maxilo, Pneumologia, Oftalmologia, Dermatologia e Nefrologia.
Segundo Iglesias, o HGV não recebe paciente somente do HUT, mas, de outros hospitais municipais e de outros Estados, através da Central de Regulação, e, ainda, realiza procedimento de internação para pacientes eletivos do ambulatório. “Temos cadastrados no Ministério da Saúde 316 leitos. Porém, muitos estão passando por reforma para a implantação de novos serviços de alta complexidade, como a Cardiologia. Se recebermos mais pacientes do HUT prejudica a fila de pacientes eletivos do Ambulatório, que também estão aguardando para realizar uma cirurgia”, explicou, ressaltando, ainda, que “todos os meses nos reunimos, Estado e Município, para avaliarmos o Sistema de Saúde e buscar novas soluções para os problemas, que são muitos”, finalizou.
Por Fátima Oliveira