Uma equipe multiprofissional do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), do Ministério da Saúde, composta por 17 profissionais entre médicos, enfermeiros, anestesistas, dentre outras especialidades, desembarca em Teresina na noite deste domingo (02). A equipe passará uma semana no Hospital Getúlio Vargas realizando cirurgias em pacientes com escoliose e hérnia de disco. Eles foram selecionados em agosto pelo próprio Into, durante uma ação assistencial ambulatorial no HGV.

Segundo o diretor do hospital, médico Carlos Iglezias, pela complexidade das cirurgias, os pacientes aguardavam pelo procedimento há bastante tempo. “São cirurgias de altíssima complexidade em pacientes com problemas de coluna. O HGV não fazia este tipo de cirurgia, passará a fazer agora após a vinda do Into”, afirma Iglezias.

De acordo com o diretor, ortopedistas do HGV vão acompanhar as cirurgias realizadas pela equipe do Into e, após o encerramento, estarão habilitados a realizar os mesmos procedimentos no hospital.

“Nós cedemos toda a estrutura do centro cirúrgico”, informou Iglezias. Os pacientes, ainda segundo o médico, tiveram todo o pré-operatório completo feito pelo HGV. É a primeira vez na história do Piauí que uma equipe do Into realiza cirurgias no estado.

Durante a Ação Assistencial Ambulatorial realizada em agosto foi constatada a alegria de familiares e pacientes que sofrem com sérios problemas de deformidades de coluna, alguns em cadeiras de rodas. Os depoimentos, na maioria sob forte emoção, foram de agradecimento pela certeza de melhoria na qualidade de vida de pessoas que já estavam sem esperança da realização do tratamento.
 
O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, com sede na cidade do Rio de Janeiro, é um centro de excelência no tratamento de doenças e traumas ortopédicos de média e alta complexidades. Anualmente, realiza cerca de 6 mil cirurgias. O Into atua no Piauí através de Convênio de Cooperação Técnica, celebrado com a Secretaria Estadual de Saúde – SESAPI.