Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Hospital Infantil Lucídio Portela retoma cirurgias eletivas a partir do dia 3
"A partir de segunda-feira, dia 03, estaremos com o funcionamento normal. A estimativa é que cerca de 15 cirurgias sejam realizadas por dia, das mais diversas patologias"
O Hospital Infantil Lucídio Portela, após um período de reestruturação, retomará os procedimentos cirúrgicos de caráter eletivo a partir da próxima segunda-feira (03). A informação agrada toda a população piauiense, em especial, às famílias com crianças que estão na fila para a realização de alguma cirurgia eletiva.
Desde abril deste que o Hospital Infantil passa por limitações no oferecimento dos serviços de saúde pública à população. Em relação aos procedimentos cirúrgicos, apenas as cirurgias de caráter emergencial estavam sendo realizadas, pois apenas uma sala de centro cirúrgico estava em funcionamento. A médica pediatra Maria José Santos, diretora geral do Hospital Infantil Lucídio Portela, explica outros detalhes.
“A nossa segunda sala de cirurgias estava passando por uma reestruturação desde abril deste ano, comprometendo, em partes, o atendimento. Agora, já está funcionando a segunda sala de cirurgia. As duas salas estão equipadas e já podem receber as cirurgias eletivas que estavam marcadas e as que aparecerem por diante”, ressaltou.
Segundo a diretoria do Hospital Infantil, a estimativa é de que cerca de 1.600 crianças estejam aguardando algum procedimento cirúrgico de caráter eletivo. Desse total, o Hospital tem em seus dados de marcações de cirurgias cerca de 900 pré-marcadas. “As mães devem aguardar o contato do Hospital ou procurarem a atenção básica para remarcar a cirurgia de seu filho. A partir de segunda-feira, dia 03, estaremos com o funcionamento normal. A estimativa é que cerca de 15 cirurgias sejam realizadas por dia, das mais diversas patologias”, acrescentou Maria José Santos.
O cirurgião infantil João Benedito é o responsável pela realização das cirurgias eletivas. A equipe é composta por sete cirurgiões que farão revezamento diário para a realização dos procedimentos cirúrgicos. “Nós fizemos algumas reuniões para organizar toda a estrutura e logística para o atendimento à população. Gradativamente, vamos realizar todas as cirurgias, obedecendo à fila de pacientes”, finalizou.
Foram gastos cerca de R$ 120 mil para a aquisição de equipamentos para a segunda sala de cirurgias do Hospital Infantil Lucídio Portela, que é referência no atendimento à criança e ao adolescente.