Chega neste domingo (02) a Teresina a equipe de profissionais do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) para realizar cirurgias ortopédicas no Hospital Getúlio Vargas (HGV). Serão realizadas 15 cirurgias de coluna durante os sete dias de permanência da equipe no Piauí. A colaboração faz parte de um convênio realizado entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), e o Ministério da Saúde, denominado de projeto Suporte e Estruturação de Serviços de Alta Complexidade. As cirurgias já começam a ser realizadas nesta segunda-feira (03).

O diretor do HGV, Carlos Iglesias Brandão, explica que o objetivo do projeto é estruturar a rede de saúde em ortopedia em todo o Brasil e dar suporte aos Estados que necessitam de colaboração, como o Piauí, que possui pacientes aguardando cirurgia ortopédica de alta complexidade. “O HGV está recebendo suporte técnico de 17 profissionais do INTO e equipamentos, sob a coordenação do médico José Luís Ramalho para viabilizar cirurgias complexas em pacientes que estão em fila de espera”, explicou.

Segundo Iglesias, o HGV será beneficiado com uma cooperação que vai além dos profissionais que irão realizar as cirurgias, mas, com materiais como órteses e próteses para os pacientes e treinamento para os profissionais. “O Hospital vai disponibilizar salas cirúrgicas, devidamente equipadas, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Central de Material e a Clínica Ortopédica sob a coordenação do médico Wilson Rodrigues”, completa.

No dia 05, próxima quarta-feira, às 19h, a equipe ministrará uma Jornada para os médicos e profissionais do HGV, com o tema: “Deformidade na coluna vertebral”. A Jornada será ministrada pelos médicos Luís Cláudio Vilela Schettino e Luís Eduardo Carelli do INTO, no auditório do HGV.
 

Por Fátima Oliveira