Os pacientes que estavam na fila de espera aguardando por uma cirurgia de coluna começaram a ser operados no Hospital Getúlio Vargas (HGV) nesta segunda-feira (03). A adolescente de iniciais B.L.R.P foi uma das primeiras a ser beneficiada com a ação da equipe do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO). A colaboração faz parte de um convênio realizado entre o Governo do Estado e o Ministério da Saúde, denominado de Projeto Suporte e Estruturação de Serviços de Alta Complexidade.

Os pais da adolescente estavam emocionados e já tinham perdido a esperança, porque a cirurgia da filha, além de complexa, é muito cara. “Estávamos aguardando há mais de cinco meses, foi uma benção de Deus”, falou emocionado o bombeiro hidráulico, Jonas Ferreira Paz. Serão realizadas 15 cirurgias de coluna durante os sete dias de permanência da equipe no Piauí. Os pacientes selecionados estão aguardando há muito tempo pelo procedimento e possuem deformidades na coluna vertebral.

O diretor do HGV, Carlos Iglezias Brandão, disse que os benefícios são imensuráveis, porque além de favorecer a família e o paciente, o HGV foi totalmente estruturado para realizar esse tipo de procedimento e os profissionais do hospital estão sendo treinados para continuar a realizar o serviço. “Além do paciente ser operado pela melhor equipe do país, o HGV ainda vai receber equipamentos de última geração e a capacitação de profissionais para continuar realizando esse tipo de procedimento”, explicou.

Segundo Iglezias, o HGV recebeu 15 contêineres de equipamentos para serem utilizados nas cirurgias durante a semana e que, posteriormente, serão cedidos ao HGV. A equipe é composta de 17 profissionais do INTO, entre médicos ortopedistas, anestesistas, enfermeiros e auxiliares. “O Hospital está disponibilizando salas cirúrgicas, devidamente equipadas, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Central de Material e a Clínica Ortopédica sob a coordenação do médico Wilson Rodrigues”, completa Iglezias.

No dia 05, às 19h, a equipe ministrará uma Jornada para os médicos e profissionais do HGV, com o tema: “Deformidade na coluna vertebral”. A Jornada será ministrada pelos médicos Luis Cláudio Vilela Schettino e Luis Eduardo Carelli do INTO, no auditório do HGV.
 

Por Fátima Oliveira